Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Como proteger o piso da sua casa

Como proteger o piso da sua casa

Com essas dicas, o piso da sua casa vai ficar lindo por muito tempo!

Piso e Revestimento

Atualizado em 29 Nov 17

4 min de leitura

Gente, ter um piso sempre limpo e brilhoso é bom, né? Agora, se ele tá feio, riscado ou manchado, eu tenho algumas dicas que vão te ajudar a resolver esses problemas! Vem comigo!

 


Piso de madeira


Pisos de madeira maciça ou tacão são bem resistentes, mas muito delicados, viu? A culpa é do verniz, que pode riscar e manchar facinho. Pra deixar ele sempre incrível, a dica é usar
tapete ou passadeira em lugares que passam muitas pessoas e protetores nos pés dos móveis. Além disso, se tiver plantas ou caixa de areia do gato dentro de casa, o ideal é varrer e tirar os restos de areia e terra com frequência pra que eles não risquem o piso.

 

O piso manchou? Se for marca de látex, esmalte ou batom, é só passar um pouquinho de querosene ou aguarrás e depois limpar com sabão neutro e água pra não perder o brilho, tá? Pra manchas recentes de outras tintas e canetinhas, passe um pano com álcool.

 

Agora, se o problema for um risco, tente resolver primeiro com cera ou selante próprio pra piso de madeira. Tem que ser da mesma cor do piso, tá? Se não der certo, vai precisar lixar e envernizar de novo.

 


Laminados


Gente, a água é a maior vilã dos pisos laminados! Aliás, se cair qualquer líquido nele, o ideal é limpar o mais rápido possível. Do contrário, ele pode descolar e precisar ser trocado, tá?


Outra coisa que você precisa evitar é ceras e silicones. Esses produtos criam uma gordura que penetra no laminado e fica difícil de tirar depois, viu?


Se o seu piso laminado manchar, passe nele uma mistura de 4 litros de água pra uma colher de sopa de detergente e uma xícara de amoníaco pra pisos de vinil. Complete a limpeza com um pano úmido com água. Se não resolver, passe

acetona ou removedor, depois é só esfregar com uma esponjinha macia e finalizar com pano seco.

 

E olha, tem piso laminado mais resistente a riscos, mas protetores nos pés dos móveis podem te dar uma segurança a mais, tá?


E uma última dica sobre laminados: nunca use amoníaco e palha de aço nele, tá? Eles estragam esse piso.

 


Porcelanato


O porcelanato é fácil de limpar, mas muito delicado, viu? E isso vale principalmente pra aquele brilhante, o porcelanato polido! Pra limpar, passe primeiro um pano seco. Depois, lave com uma esponja úmida com água.

 

Nunca use escovas, água sanitária, ácidos, cloro gel ou soda cáustica no porcelanato, tá? Se ele manchar, passe um pano molhado em uma xícara de vinagre branco diluído em um balde de 5 litros de água. Se não resolver, daí precisa usar um solvente orgânico próprio pra limpeza de porcelanatos.

 

Riscou? Dilua 5 tampas de saponáceo cremoso em 8 litros de água e esfregue com uma esponja macia. Depois, seque com um pano. Prontinho!

 


Cimento queimado e ardósias


Os
pisos de cimento queimado e ardósia precisam de impermeabilização com uma resina acrílica, tá? Sem essa proteção, eles vão manchar muito fácil!

 

Usou a resina? Então ficou bem mais fácil de limpar! É só usar água, detergente neutro, escova macia ou pano úmido. Nunca use ceras porque elas vão manchar o piso, tá?

 

E se ele ficar manchado, esfregue com uma esponja molhada em álcool ou vinagre. Se não ficar bom, a alternativa é lixar a parte do cimento ou ardósia com uma lixa fina e aplicar resina só no local atingido pra proteger.

 

Riscou? Se eles foram tratados com resina, tem chance do estrago não ter afetado o piso. Daí use um removedor próprio pra tirar toda a resina e aplique ela no piso de novo.


Ah, e trincas podem aparecer no piso de cimento mesmo se ele for bem feito. Se isso acontecer, a dica é usar
cola de silicone pra preencher esses espaços.

 


Granitos e mármores

 

Granitos e mármores podem até precisar de um investimento maior, mas valem cada centavo, viu? Afinal, além de elegantes, eles duram muito!


Mas, como nada é perfeito, café, vinho e produtos oleosos são os grandes vilões deste tipo de material e podem deixar manchas pra sempre. Por isso, vale a pena impermeabilizar esse piso, tá?


Na hora da limpeza, use só água e sabão neutro. Cândida e cloro penetram na pedra, amarelam e deixam o piso áspero e sem brilho, viu?

 

Se ele manchar com ferrugem, o que é mais comum, é só esfregar meio limão com bicarbonato de sódio e enxaguar. Se a sujeira for de

vinho ou gordura, faça uma pastinha de bicarbonato e água, esfregue com uma escova de dentes e cubra com filme plástico. Deixe agir por 24 horas e depois enxague.

 

Se a mancha não sair de jeito nenhum, vai ter de polir, viu? Mas o lado bom é que sempre tem jeito de deixar seu piso incrível de novo!


Riscou? Água morna e um pano macio resolvem. Pois é! É só ter paciência e esfregar o arranhão no
piso de forma suave. Se isso não resolver, use uma lixa bem fina pra esfregar com cuidado, sem estragar o polimento.

 


Na hora da reforma


Qualquer que seja o seu piso, precisa de proteção contra tintas na hora da reforma, tá? O jornal só é uma boa opção se você vai usar tinta látex. Em qualquer outro caso, como tinta acrílica, massa corrida ou quebra de paredes, é melhor cobrir o piso com papelão.


Gostou das dicas? Aqui no Magazine Luiza você encontra muitos pisos em promoção na hora de construir ou reformar a sua casa. Aproveite as ofertas do piso vinilico e cantoneira para piso, parede e escada.