Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Cuide bem do seu automóvel

Cuide bem do seu automóvel

Entenda as especificações dos pneus e melhore o desempenho do seu carro

Autopeças

Atualizado em 25 Out 11

2 min de leitura

O carro é formado por várias partes, não é mesmo?! E pra ele funcionar direitinho a parte mecânica tem que ter uma atenção especial, e eu detalhe que precisa ter bastante atenção é o pneu! Pra que isso não seja esquecido, você precisa saber  ler as informações que vem no pneu, né?!  

 

Pra te ajudar, essas informações sempre ficam na parte de fora do pneu, e vem assim: 185/60 R 14 82 H - nesse caso o pneu possui 185mm de largura, 60 é a proporção em porcentagem entre altura e largura, R indica o modo de construção ? Radial ? aro 14 -, 82 refere-se as polegadas do diâmetro da jante e por fim, o H simboliza a velocidade máxima para qual o material foi desenvolvido, 210km.

 

Gente, as letras significam o limite de velocidade que variam entre N que certifica a velocidade máxima de 140 km até VR que certifica até 269km/h. É importante lembrar que esses indicadores mostram o máximo de velocidade que o pneu suporta, viu?! Se você conhece esses números, fica mais fácil na hora de escolher o pneu certo para o seu carro.  

 

E tem mais, na lateral do pneu tem também a sigla TWI (Tread Wear Indicator), que indicam o limite de desgaste do pneu de acordo com a lei brasileira, que é de 1,6 mm. Pra saber se já é hora de trocar é só ficar de olho no nível dessas barras transversais. 

 

Outro dado importante é a data de fabricação, sabia?! No pneu tem um código de quatro números que indica a semana e o ano em que foi fabricado. Por exemplo, se achar o número 1210 significa que o pneu foi fabricado na décima segunda semana de 2010. Entendeu?

 

A instalação do pneu deve ser feita com cuidado, viu?! Você deve fazer uma calibragem de 15 em 15 pelo menos, isso se não for pegar estrada.

 

Mas se notar um desgate antes do tempo, procure um mecânico bem rápido, tá?!  A correção dessas irregularidades pode ser feita através de um rodízio de pneus, qu deve ser feita em X. Essa troca deve ser feita a cada 5 mil quilômetros, tá?!

 

Agora que vocÊ sabe um pouco mais sobre pneus, você pode escolher o seu com tranquilidade aqui.