Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

De bebê até criança

De bebê até criança

Saiba os padrões de sono de cada fase do seu filho

Cuidados com o Bebê

Atualizado em 28 Mar 12

4 min de leitura

Um sono tranquilo e confortável para mamãe e bebê, parece ser um sonho impossível, mas é bem real e fácil de ser atingido. Basta saber os padrões de sono médio de cada idade do seu bebê, para administrar melhor a hora de dormir. Isso com certeza poderá ajudar todas as mamães. Fique atenta!

Recém-nascido, na primeira semana: Dorme em média de 18 horas por dia, em intervalos de 2 a 4 horas e ainda não tem padrão de sono.

Nesse período, o bebê gosta de ser embalado levemente, de preferência com música suave e bem aconchegado com mantas, para se sentir próximo ao sono uterino.

De 2 a 4 semanas: Com a mesma média de sono, de 18 horas, ainda sem horários pré-determinados, o sono deve ser permitido quando o bebê quiser dormir. Nesse período, ele ainda não tem sonos longos à noite e o intervalo médio entre o sono é de 3 a 4 horas.É a hora de iniciar o seu bebê nos horários para dormir. Se ele dorme enquanto mama, precisa ser acordado com jeitinho, para organizar seu sono noturno. Um banho antes de dormir a noite, pode ajudar também a relaxá-lo e causar um sono mais tranquilo.

De 5 a 8 semanas: O sono já tem maior regularidade, inclusive nas primeiras horas da noite, com intervalos maiores de 4 a 6 horas. Os bebês mais tranquilos conseguem períodos mais regulares de sono. O bebê deve ser posto para dormir assim que apresentar os primeiros sinais de sono. De manhã, ele só começará a ter sono, uma hora depois de acordado. Ele já se distrai mais facilmente e se interessa por objetos coloridos e com movimento, o que permite criar uma rotina de atividades antes da hora de dormir. Cuidado para os sinais de extremo cansaço, quando ele fica irritado, puxa o próprio cabelo e a orelha. Evite que ele atinja esse estágio. O período médio de sono é de 16 horas por dia.

De 3 a 4 meses: Dorme de 9 a 12 horas por dia, com duas sonecas médias de 2 a 3 horas cada. Já é necessário locais adequados para o bebê dormir, com tranquilidade, penumbra e silêncio, para evitar sua distração. Deve ser posto para dormir assim que começar a ficar irritado. O bebê se vira e mexe, por isso, é importante checar a forma como ele está coberto e se há proteção no berço ou local onde ele estiver dormindo.

De 4 a 8 meses: O sono do bebê fica estável, com longos períodos durante a noite. Se acordar muito cedo, pode trocar sua fralda, amamentar e fazê-lo dormir novamente, para não desestabilizar seu sono diário. Evite dar comidas sólidas antes do bebê dormir, para evitar cólicas, já que esse procedimento não fará com que ele durma mais. Seu sono médio é de 11 horas por dia, com duas sonecas de uma hora e meia cada.
Nesse período, ele já pode ser posto na cama antes de dormir, para pegar no sono sozinho, sem interferência e no seu berço. Isso ajudará caso ele acorde de noite e pode voltar a dormir sozinho.

De 9 a 12 meses: O bebê já atinge maturidade na hora do sono noturno, com média de 11 a 12 horas diárias de sono, com duas sonecas de uma a duas horas. Essa soneca deve ser feita até às três da tarde, para não implicar em problemas no sono a noite.Brinquedos no berço, que não machucam o bebê durante o sono, podem ajudá-lo na hora que acordar.

De 12 a 21 meses: O bebê dorme a noite toda, de 10 a 11 horas de sono diárias, mesclados com uma soneca de uma hora e meia a duas horas.

De 21 a 36 meses: A criança não precisa mais da soneca restauradora, mas a maior parte não consegue abandoná-la. Seu sono diário é de 11 a 12 horas. Se ela apresentar dificuldades para dormir a noite e dorme a tarde, é necessário retirar a soneca.

De 3 a 6 anos: Dorme de 11 a 12 horas por dia. Não precisa de soneca, mas também a maior parte permanece com esse hábito. De 3 a 4 anos, a maior parte ainda tira sua soneca a tarde.  Entre os 5 e 6, essa necessidade desaparece.

De 7 a 12 anos: O horário ideal para essas crianças dormirem é entre 7h30 e 10h da noite. Dormem de 9h a 12h por noite, e algumas precisam da soneca restauradora, de acordo com o excesso de atividades durante o dia, que provoca um cansaço maior.

O ciclo do sono do bebê são similares aos do adulto e passam por três etapas. A primeira, deixa o bebê quieto, com respiração regular e sem movimentos oculares. A segunda, faz com que o bebê fique mais agitado, mova os dedos, lábios, olhos e com expressões faciais como caretas e sucção labial, como se estivessem mamando. O terceiro estágio é o sono profundo, que varia entre os dois estágios anteriores.

Consciente dos períodos de sono do bebê, a hora do sono será cada vez mais tranquila e saudável para todos! Confira a sessão berçário no magazineluiza.com e escolha produtos ideais para seu filho.