Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Exercite-se com mais praticidade

Exercite-se com mais praticidade

Com um simulador de caminhadas você não terá desculpas em não fazer atividades físicas!

Fitness e Musculação

Atualizado em 1 Out 9

2 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Já imaginou caminhar sem ter que sair de casa ou do seu próprio quarto? Hoje você não precisa ficar dando voltas no parque ou andando em ruas movimentadas para manter a forma. 

É possível ter esta sensação em casa ou nas academias, com os vários equipamentos disponíveis no mercado. Além das famosas esteiras, o simulador de caminhada é ideal para quem quer modelar o corpo e manter o sistema cardiovascular funcionando bem.

A vantagem dos "walk simulators" é o fato de que não há impacto com o solo, como acontece nas esteiras. Além de trabalhar a musculatura das pernas, o simulador ajuda na perda de peso sem causar dano algum à coluna.

O simulador de caminhada tem um sistema de suspensão independente que proporciona exercícios de baixo impacto, evitando lesões musculares, principalmente nos joelhos, que são os que mais sofrem com atividades de alto impacto. Outro fator importante é que o walk simulator pode ser usado por pessoas de todas as idades e ajuda na recuperação de lesões.

Estes aparelhos geralmente são fabricados com dois tipos de material: o aço ou liga de alumínio. Assim como as esteiras, eles possuem também um monitor marcando a velocidade, o tempo, as calorias perdidas e a distância percorrida. Se você quer perder percentual de gordura, o simulador será um grande aliado nesta busca, pois trabalha toda a musculatura e, consequentemente, ajuda quem quer emagrecer.

Outro fator favorável ao aparelho é o fato de que não há restrição quanto ao condicionamento físico de quem vai usá-lo, nem quanto à altura. Em relação ao peso, ele suporta até 150 kg. O simulador, além de todos os benefícios já citados, ajuda também na postura ao caminhar.

Mantendo a postura no lugar!

Todos sabem que nem sempre temos uma coluna na posição correta ao nos exercitarmos. Isso também prejudica a eficiência do movimento e ainda pode causar lesões. No caso do simulador, ele coloca a pessoa "no eixo", pois se não estiver com a postura correta, o movimento fica mais difícil e não tem o mesmo efeito", afirmou o preparador físico Claudio Sá, formado pela International Sciences Sports Association, da Califórnia, nos EUA.

Hoje existem no mercado simuladores de valores diversos. Desde os mais simples que podem custar menos de um salário mínimo ou até os que são usados em academias, que podem custar até R$ 3 mil. Cabe a você avaliar qual modelo atende melhor as suas necessidades, sempre com a preocupação de comprar um aparelho testado e regulamentado pelo Inmetro.

Não entregue seu corpo a um simulador que pode causar danos musculares ou nas articulações. O comprador deve pedir sempre o auxílio de um profissional da área quando for comprar equipamentos para ginástica ou similares. É muito comum o leigo comprar "gato por lebre" no mercado de hoje. Portanto, pesquise e tenha sempre o respaldo de alguém que tenha conhecimento do produto.

Verifique a procedência, o custo-benefício e saia do ócio com uma atividade de baixo impacto, onde você não terá que lidar com terrenos irregulares, cheios de buracos e nem se preocupar com horários. Você vai fazer a sua caminhada no lugar que quiser e na hora que puder.  Movimente-se!