Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Medidor de pressão arterial

Entenda a diferença entre o medidor de pressão digital e o tradicional

Medidores e Testes

Atualizado em 19 Set 11

2 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

O coração bombeia o sangue para os vasos sanguíneos, que o distribuem pelo corpo.  Com um medidor de pressão sanguínea, você monitora a força e quantidade de sangue bombeada e avalia o desempenho desse processo na parede das artérias. O valor da pressão arterial pode mudar conforme a atividade, temperatura, alimentação, estado emocional, postura, estado físico e uso de medicamentos. É importante saber se esse valor está oscilando dentro do limite aceitável para cada situação. Você pode avaliar com um medidor de pressão (esfigmomômetro), que pode ser digital ou analógico.

Como interpretar os valores da pressão arterial

A medição da pressão sanguínea apresenta sempre dois valores: o da leitura sistólica, que representa a pressão máxima obtida quando o coração se contrai, e o da leitura diastólica, que representa a pressão mínima nas artérias quando o coração está em repouso. Os números são apresentados em milímetros de mercúrio (mmHg). Portanto, quando a medida aponta os valores 120/80 mmHg, o número superior é o da leitura sistólica e o número inferior é o da leitura diastólica.

Quando esse valor é igual ou maior que 140/90 mmHg ou 14 por 9 é um alerta para a hipertensão arterial, um problema que, se não for tratado, é principal fator de risco para derrames, doenças do coração, paralisação dos rins, lesões nas artérias e até para alterações na visão.

Medidor de pressão digital ou tradicional?

Quem é hipertenso precisa medir a pressão com mais freqüência. Isso pode ser feito no hospital, na farmácia ou em casa. Hoje existem aparelhos que possibilitam que qualquer pessoa faça a medição da pressão arterial. Estes aparelhos são chamados de esfigmomanômetros (esfigmo= pulsação; manômetro= instrumento para medir a pressão de fluidos).

Os medidores tradicionais, analógicos, vem com estetoscópio, que serve para ouvir o som do fluxo de sangue passando pelas veias. É preciso treinamento para reconhecer os sons que indicam a leitura sistólica (a maior) e a diastólica (o menor valor). Os números aparecem numa peça semelhante a um relógio.

O medidor de pressão digital não precisa de estetoscópio. Os valores são mostrados em um visor de cristal líquido que aponta os números referentes à pressão máxima e à pressão mínima.

Independente da escolha do aparelho, você precisa medir a pressão num local tranquilo. Relaxe de 5 a 10 minutos e siga as instruções do seu manual. A pressão alta não tem cura, mas pode ser controlada. Não abuse do sal, modere o consumo de álcool e evite o fumo e alimentos gordurosos. Siga as recomendações médicas e sempre monitore os valores da pressão.

Veja quais são os medidores de pressão arterial disponíveis no Magazine Luiza.