Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Monitoramento de Segurança

Monitoramento de Segurança

Quais são os equipamentos que protegem empresas, prédios e lugares públicos

Acessórios para Ferramentas

Atualizado em 26 Set 17

3 min de leitura

                  

Grandes centros comerciais, shoppings, parques e lugares que têm muita gente ao mesmo tempo não podem ficar sem equipamentos de segurança e monitoramento profissionais, né? Quer saber mais sobre esse tipo de equipamento? Eu te conto, olha só:


Câmeras profissionais


Gente, tem bastante modelo de câmeras de segurança profissionais no mercado, viu? E tem opções com resolução muito alta, que gravam imagens panorâmicas. E alguns modelos aproximam mais ou menos 30 vezes o tamanho do que é gravado sem perder a qualidade da imagem. Demais, né?


Mas o ideal na segurança profissional, é usar vários tipos de câmera, cada uma pra um trabalho especial. Separei alguns dos modelos mais comuns:


- Câmera Box: parece uma caixa e têm uma cobertura que protege a câmera.  Essas geralmente ficam do lado de fora, em muros e portões.


- Câmera Dome: são aquelas redondinhas. Elas são vistas, na maioria das vezes pregadas em tetos. São usadas pra monitorar lugares internos, fechados e com muitas pessoas, como aeroportos.


- Pinhole: são as menores câmeras que existem, conhecidas como câmera espiã. A lente é do tamanho da cabeça de um alfinete, sabe? Ela é ótima pra gravar discretamente, sem que ninguém perceba.


Agora, nenhum desses modelos que falei podem ser movimentados à distância, viu? Se precisar dessa facilidade, é só contar com a câmera PTZ.


Câmeras PTZ


As câmeras PTZ também aumentam ainda mais a sua segurança. O mais legal nesse modelo é que dá pra aproximar a imagem e mudar a posição que elas estão à distância. As PTZs podem ser:


- Pan-tilt, uma câmera que fica dentro de uma caixa e dá pra gravar pra cima, pra baixo e até virada de lado. É muito usada nos estacionamentos abertos, em estradas e em vias expressas da cidade pra controlar o trânsito.


- Speed Dome é a versão PTZ da câmera dome. Ah, ela é ótima pra fazer imagens panorâmicas.


Uma dica: sempre que quiser gravar em lugares com pouca luz, dá uma olhadinha em modelos com infravermelho, combinado? Ah, e é bem fácil encontrar todos esses modelos em versão de câmeras IP, que são aquelas com conexão à internet. Assim, dá pra pra ver todas as imagens em tempo real ou salvá-las em uma página na internet pra serem vistas de qualquer lugar. Demais, né?


Mesas controladoras


São ideais pra ajudar no monitoramento com várias câmeras ao mesmo tempo em um Circuito Fechado de Televisão, que geralmente tem várias TVs mostrando tudo o que é filmado. Agora, antes de escolher uma, precisa olhar direitinho com quais câmeras ela funciona, viu? É que algumas mesas controlam apenas câmeras analógicas e outras, só as IP. E tem até um tipo que dá pra controlar os dois modelos, mas custa um pouquinho mais. 

                


 

Espelhos convexos


Quer uma solução mais simples pra ter uma imagem geral de quem sai e quem entra de um lugar? Então, aposte nos espelhos convexos. Os menores servem pra lugares pequenos. Os maiores, acima de 30 centímetros, costumam ser usados onde tem muita gente, como ônibus, supermercados e estacionamentos.


É só prender o espelho na parte de cima da parede ou no teto. Ah, e tem versões resistentes a vandalismo, que são bem difíceis de quebrar, viu?


Sistemas de Alarmes


O bom dos alarmes é que tem muito tipos e dá pra controlar vários por uma única central de alarme. Olha só alguns modelos:


Alarmes com infravermelho: esses alarmes criam uma cerca invisível feita de luz, que é controlada à distância. Quando alguém passa por ela, o alarme dispara!


Detectores de Movimento: são os alarmes anti-intrusos, que são acionados em lugares fechados com um sensor de movimento. Ao menor movimento eles disparam. Esses geralmente são colocados em portas e janelas.


Alarmes de portas: são os mais simples e, depois de ativados, tocam toda vez que a porta é aberta. São usados geralmente no lado de dentro das portas de entrada e dos portões comerciais das empresas. 


Botão de pânico: é um alarme escondido, geralmente ficam embaixo de mesas, em chaveiros ou qualquer lugar discreto que os assaltantes não podem ver. É só apertar pra acionar uma empresa de segurança (se você contratar uma).

                 


Fechaduras inteligentes


Quer uma ajudinha a mais pra manter a segurança em suas portas? Então, essas fechaduras digitais são ótimas! Elas podem ser abertas com um cartão de acesso, como nos quartos de hotel, com uma senha ou até usar a digital ou o reconhecimento do rosto. Bacana, né?


Agora que você já sabe quais são os equipamentos de segurança profissionais, escolha já o seu aqui no Magazine Luiza!