Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Pela telinha

Conheça as diferenças entre a tela Super Amoled e True IPS HD Plus

Smartphone

Atualizado em 20 Jul 13

2 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Para quem vai comprar um smartphone pode ficar confuso entre a tecnologia Super Amoled HD ou a True IPS HD Plus. Ambas oferecem ótima qualidade para seus aparelhos, contudo existem diferenças que podem aprimorar a experiência do usuário. Analisando melhor cada uma delas, você vai escolher a que mais se encaixa em seus objetivos.

A maior diferença entre as duas tecnologias de tela é o material utilizado na fabricação do painel dos smartphones. As telas True IPS usam display de cristal líquido, que são conhecidas popularmente como LCD. Já os telefones com tela Super Amoled usam pequenos ?diodos? orgânicos emissores de luz, que foram chamados pela sigla OLED.
Tornando mais simples, pense no LCD como um filtro de luz formado por pixels. Cada pequeno ponto desses filtra a luz de fundo para projetar as cores na tela do aparelho, formando as imagens. O IPS, que significa ?troca no plano?, é uma tecnologia aplicada sobre o LCD para melhorar o tempo de resposta na troca da imagem exibida e potencializar a variação de um pixel para o outro.

No Amoled, ao invés de cada pixel ser um filtro como no LCD, eles são os próprios emissores de luz. Dessa forma, através do jogo entre as cores vermelho, verde e azul emitidas por cada ponto da tela, é possível criar o branco e as milhões de cores necessárias para formar a imagem na tela.

O ponto forte do LCD é a durabilidade, por ser um sistema simplificado. Esse tipo de painel tem uma precisão maior nas cores produzidas graças à forma com a qual cada pixel trabalha. Em contrapartida, a grande desvantagem é o consumo de bateria, uma vez que precisa de uma luz de fundo constante para gerar as cores ? inclusive o preto.

Já as telas OLED têm como vantagem não precisar de luz para formar o preto, o que gera economia de energia. É possível ainda construir displays mais finos e leves, uma vez que usa menos camadas para criar as imagens. Contudo, a desvantagem fica com a durabilidade, que é inferior ao concorrente.

Dessa forma, não existe uma tela melhor do que a outra. Depende do uso que será dado, e da finalidade de casa usuário. Se você busca nitidez de imagem e se contenta com cores boas, mas não tão vívidas, vá de True IPS HD Plus. Agora se o caso for de qualidade de tonalidade, assim como a redução no consumo de bateria, a Super Amoled é a sua escolha. Avalie bem suas prioridades e boas compras.