Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Pilha alcalina ou recarregável

Pilha alcalina ou recarregável

Entenda a diferença entre as duas e escolha a que melhor se encaixa a sua necessidade!

Câmeras e Filmadoras

Atualizado em 30 Set 11

1 min de leitura

Pilha Recarregável AAA 1000 mAh  - X-Cell XC4AAA 10

Você sabe a diferença entre as pilhas alcalinas e as recarregáveis? E qual o modelo mais indicado para as suas necessidades? Muitas vezes você compra um aparelho eletrônico e pensa que ele está com defeito. No entanto, o problema pode ser resolvido com a utilização da pilha correta.

Toda pilha funciona basicamente com a conversão de energia química em elétrica. Mas para escolher o tipo de pilha certa para determinado aparelho, é preciso ter em mente o nível mínimo de tensão que o mesmo suporta.

Para começar, destaque para uma informação: pilhas alcalinas não são recarregáveis. São apropriadas para equipamentos que precisam de descargas de energia fortes e rápidas, equipamentos portáteis de som, câmeras fotográficas, MP3, brinquedos, jogos, lanternas etc. São mais eficientes em aplicações que requerem longos períodos de alimentação com correntes elevadas.

Contudo, as pilhas alcalinas geralmente duram pouco em câmeras digitais, por exemplo, porque não foram desenvolvidas levando em consideração as altas necessidades de energia desses aparelhos eletrônicos.

Já as pilhas recarregáveis oferecem maior aproveitamento em aparelhos eletrônicos, pois têm maior capacidade. Então quanto maior capacidade tem a pilha, mais tempo você conseguirá manter seu aparelho ligado.
 
No entanto, é comum não funcionarem mais após certo número de cargas e descargas. O motivo principal é que os compostos químicos vão perdendo a capacidade de armazenamento.

Todos os tipos de pilha possuem compostos químicos que se deterioram com o tempo. Assim, todas têm um prazo de validade e não devem ser usadas após a data especificada pelo fabricante.