Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Qual a vantagem do consumo de fibras?

Qual a vantagem do consumo de fibras?

Descubra os benefícios de incluí-las na sua dieta

Emagrecimento

Atualizado em 25 Jul 12

2 min de leitura

Você já deve ter ouvido falar que ingerir fibras traz ao corpo toda a sorte de benefícios. Mas você já parou para descobrir que tipo de melhoras este hábito realmente pode oferecer? Pois saiba que são muitas as vantagens, e você vai descobrir algumas delas a seguir.

Por não poder ser digerida normalmente pelos seres humanos, até pouco tempo as fibras eram praticamente ignoradas pelos pesquisadores da área de nutrição. Porém, alguns estudos mostraram que inúmeras doenças cardiovasculares, diabetes e até câncer de cólon estavam ligadas a dietas pobres de fibras. E claro, ainda tem a questão relacionada à normalização do intestino.

Ao ingerir fibras, o corpo humano consegue normalizar a função gastrointestinal, prevenindo assim a constipação. Além disso, a ingestão de fibras regularmente ajuda na prevenção de uma grande quantidade de doenças e diversos outros males, além de auxiliar até mesmo no tratamento à obesidade. É que uma dieta rica em fibras oferece um pequeno atraso no esvaziamento do estômago, promovendo saciedade por muito mais tempo.

Os diabéticos também saem ganhando com o consumo de fibras. É que ela garante um atraso na absorção de nutrientes como a glicose. O mesmo vale para quem tem colesterol alto, já que ela aumenta a excreção de ácidos biliares. Acha que é só isso? Pois ao ingerir fibras, você ainda aproveita os seguintes benefícios:

? Redução do LDL colesterol (colesterol ruim)
? Aumento do HDL colesterol (colesterol bom)
? Redução do colesterol total
? Redução dos triglicerídios
? Redução da hiperglicemia (ajuda no controle ao diabetes)
? Aumento da sensibilidade do músculo à insulina
? Redução da pressão sistólica e diastólica
? Redução da ingestão de energia e gorduras
? Aumento da sensação de saciedade
? Alguma perda da energia consumida
? Alívio da prisão de ventre
? Prevenção de doenças como diverticulite, câncer de cólon e síndrome do intestino irritado.

Interessado? Pois é muito fácil adicionar fibras à sua dieta de maneira natural. As fibras são divididas entre solúveis e insolúveis e ambas oferecem benefícios à saúde. As fibras insolúveis são encontradas em cereais, hortaliças, frutas (principalmente nas castas) e leguminosas. Já as fibras solúveis estão presentes em alimentos como a aveia, cevada, frutas cítricas, na maçã, goiaba e em certos tipos de gomas.

Viu como é fácil? Ao balancear sua dieta com fibras de diferentes tipos, você garante muito mais saúde e disposição no dia a dia. Seu estomago e intestino trabalham melhor, além de promover algumas mudanças internas bem vindas, evitando colesterol alto, diabetes e algumas doenças ainda mais sérias. Ponha mais fibra na sua vida!