Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Saiba mais sobre os Energéticos

Saiba mais sobre os Energéticos

A bebida dá mais disposição para encarar a correria do dia a dia.

Kit de Suplementos

Atualizado em 1 Jun 23

2 min de leitura

Numa época tão corrida e que exige que fiquemos 100% o tempo todo, precisamos estar atentos sem perder cada detalhe de tudo que acontecer ao nosso redor. Mas como conseguir tanta energia para acompanhar o que ocorre no dia a dia. É nesse momento que entram os energéticos: uma bebida que acelera o cérebro e as funções vitais ajudando a amenizar a sensação de exaustão e cansaço do corpo.

 

O consumo dos energéticos tem aumentado a cada dia. Eles são companhia certa dos adolescentes para encarar com pique total uma balada a noite inteira. Também é usado para dar ânimo e espantar o sono durante o trabalho ou a aula após uma noite mal dormida. Atualmente, ele passou a ser consumido também por praticantes de esportes. Com a bebida, o atleta rende mais por que os energéticos aumentam a frequência cardíaca e a temperatura do corpo, melhorando a resistência e a performance.

 

Mas o que faz essa bebida deixar o organismo tão acelerado e ativo? Ela é feita a base de estimulantes que agem durante um determinado período como a cafeína, a taurina, o guaraná e a glucoronolactona. Eles potencializam a resposta do cérebro aos estímulos e atuam no sistema nervoso central, inibindo a ação de um neurotransmissor do sono, chamado adenosina. Com isso, reduzem a sensação de cansaço e sonolência e ajudam o organismo na produção de energia. Faz com que se sinta revigorada durante algumas horas o que causa uma disposição aparente.

 

Vale lembrar que quando consumida em excesso, esse tipo de bebida pode causar alguns efeitos colaterais como agitação, ansiedade e até dor de cabeça frequente. Além disso, é preciso observar que os energéticos são diuréticos e fazem com que o organismo elimine líquido. Uma outra ressalva é o consumo associado à bebida alcoólica que pode provocar palpitação, suor excessivo e até a desidratação. Também não é adequado beber um energético em jejum que além de além de potencializar os efeitos da bebida há o risco de comprometer as funções do estômago e de todo o aparelho digestivo, na medida em que sua absorção se torna mais rápida e os efeitos mais intensos.

 

Assim como qualquer bebida, precisa ser usada moderadamente e preferencialmente em ocasiões especiais para evitar a superdosagem.  Além disso, deve ser consumido com restrição por quem toma remédios. Não é recomendável o consumo por crianças, gestantes, nutrizes e idosos.