Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Um Caiaque Pra Cada Esporte

Dicas pra te ajudar a escolher o caiaque ideal e como transportar!

Barcos, Botes e Acessórios

Atualizado em 18 Ago 17

4 min de leitura

Você já pensou em pegar um caiaque e se aventurar por rios, lagoas, corredeiras ou até mares? Pois é, a possibilidade de usar em qualquer uma dessas situações faz com que ele seja popular até entre as pessoas que não praticam esportes radicais. E se você tá querendo mais informações sobre o caiaque, eu vou te explicar agora!


Mas antes, é importante saber que mesmo que eles sejam estreitos e tenham aquelas pás pra você remar, existem  modelos específicos de caiaque pra cada tipo de experiência. Olha só:


Caiaque Aberto


É o modelo mais fácil pra quem tá começando ou só quer curtir a natureza sem se preocupar em ter muita habilidade. Ele é mais raso que os outros tipos de caiaques e é chamado de sit on top, já que o remador não senta dentro, mas em cima dele. Esse caiaque costuma ser usado pra recreação, pescaria e por fotógrafos, ele é super seguro, não afunda e, por ser mais largo, tem mais equilíbrio. Dá até pra levar em lugares onde a água não dá pé. Nada mal, né? Além disso, você pode dar um mergulho pra se refrescar e depois voltar pra cima dele, tranquilamente. 


Ah, e não se preocupe em tirar a água que entra nesse caiaque, ele tem a vantagem de vir com vários drenos que fazem todo esse trabalho pra você. Ou seja, ele não alaga nunca!


Ele pesa mais ou menos uns 20 quilos e pode ser de plástico, que é o material mais barato. Já o caiaque com fibra de vidro é mais caro e 20% mais leve (modelos de até 15 quilos) e mais resistente. Mas lembre-se, quanto mais resistente e leve, mais caro é o caiaque. 


Caiaque Fishing


Esse caiaque também é usado pra pescaria, e foi feito pra dar segurança, equilíbrio e muito mais facilidade na hora de remar. Assim, você se concentra apenas em achar e fisgar o peixe. Algumas marcas também fazem o caiaque fishing com drenos pra você não ficar se preocupando em tirar a água que entra nele. Bom, né?


O caiaque fishing pode chegar a mais de 3,50 metros e tem 75 centímetros de largura em média. Esse tipo de caiaque é uns 10 centímetro mais largo que um caiaque de corredeira, por exemplo, justamente pra caber o kit de pescaria. Além disso,  ele é feito de polietileno, que é um material ultra resistente e reforçado pra aguentar não só o peso da bagagem, mas os trancos quando a pesca for em um lago ou rio cheio de pedras. Ah! E pra facilitar, muitas pessoas gostam de equipar ele com motor pra não precisarem remar. 


Caiaque de Turismo

Tenho certeza que você já viu esse caiaque várias vezes quando foi na praia ou em  algum rio. Eles são aqueles modelos fechadinhos e compridos, sabe? O caiaque de turismo é feito pra passeio e costuma ter mais de 3 metros, quanto mais comprido, mais rápido ele é. Sem contar que é super confortável pra levar uma segunda pessoa num passeio mais longo.
Só que o navegador precisa ter um certo jeitinho pra entrar e sair, já que ele é do tipo sit inside, que é quando você senta encaixado dentro dele e fica com as penas bem esticadas na parte da frente. E você pode usar os movimentos do corpo pra controlá-lo.

Esse tipo de caiaque também precisa de habilidade na hora de remar e tirar a água que entra no casco, viu? Isso porque ele não tem dreno e pode inundar quando você navegar em águas mais agitadas. Ah, e falando nisso, muitos desses caiaques têm a possibilidade de usar uma espécie de saia que evita a entrada de água gelada e, assim, você não se molha tanto enquanto está remando. Muito prático, né?


Caiaque de Corredeira

Esse caiaque é feito pro lazer, mas pede muita experiência do canoísta, viu? Por ser mais curto, ele é usado pra descer corredeiras em águas brancas, como rios com ondas, pedras e redemoinhos. O casco desse caiaque é feito de material bem resistente pra encarar a força das águas, pedras e as batidas no fundo dos rios. Ele também tem uma proa (a parte de trás) própria pra quebrar ondas e é mais apertado no cockpit (onde você senta) justamente pra evitar que você caia.


E tem até uma modalidade de competição, sabia? Pra você ter uma ideia das medidas dele, o tamanho oficial pra quem compete em corredeira tem 4,5m de comprimento por 60 centímetros.


Canoagem com Ondas


Tem um tipo especial de caiaque pra descer ondas e fazer muitas manobras, é o Caiaque Wave Surf, que mistura caiaque com prancha de surf. E gente, tem até esporte pra isso! Demais, não é? Pra esse esporte é usado um caiaque com mais ou menos 2,5 metros de comprimento, feito geralmente de uma fibra de vidro, que é muito leve e bem resistente. Assim, dá pra evitar que a água e outros materiais desgastem, desbotem ou quebrem o fundo do caiaque.


Ah, e esse modelo também tem um cockpit bem apertado de uns 60 centímetros, que é pro remador ficar bem preso.


Caiaques de Expedição

Esses são os caiaques pras viagens mais longas no mar ou no rio. Podem caber uma ou duas pessoas, chega a mais de 5 metros de comprimento e têm espaço dentro deles pra guardar a bagagem. Ele é mais largo, passando de 70 centímetros. Ah, e também tem caiaques com espaço duplo, pras duas pessoas poderem remar.


Como Transportar seu Caiaque

Olha, o caiaque pode ser levado no carro desde que ele não seja maior que o veículo. Segundo as leis de trânsito, o tamanho do caiaque não pode ultrapassar a medida do seu parachoque da frente e nem ficar mais alto do que 50 centímetros na parte de cima. Ah, e você vai precisar de um suporte especial pra levar equipamento aquático no carro, tá?


E pra saber mais como funcionam os racks de transporte, dá uma olhada nessas dicas aqui.


E então, tá animado pra comprar um caiaque? Aqui no Magazine Luiza você encontra vários modelos e muitas ofertas!