Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Vinho branco variedades e estilos

Vinho branco variedades e estilos

Conheça os vários tipos de vinho branco.

Adega

Atualizado em 1 Out 9

3 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

O vinho acompanha imperadores, plebeus, governantes e cidadãos ao longo da história humana. Já esteve presente na Última Ceia, em grandes conquistas de povos e no casamento de sua melhor amiga.

A uva, usada como matéria prima do vinho, é fruto da vinha (ou videira). Cada espécie de vinha possui variedades nomeadas cepas ou castas. As uvas que produzem os melhores vinhos são da espécie Vitis vinífera, de origem européia, que possui diferentes castas como a Cabernet Sauvignon, a Merlot e a Chardonnay. Existem aproximadamente três mil variedades de uvas viníferas, entre as quais 150 são plantadas comercialmente, ou seja, em maior quantidade.

Populares e muito procurados por seu frescor e leveza, os vinhos brancos por incrível que pareça podem ter várias cores: vai do amarelo ao dourado numa deliciosa variedade de tons e colorações. O vinho branco pode ser feito de uvas de qualquer cor e a casca é separada do suco durante a fermentação. Assim, quando feito de uvas bem escuras pode parecer rosado. Um tipo de vinho rosé chamado Blanc de Noirs é feito quando o suco de uvas vermelhas entra em contato com a casca por um período curto de tempo, geralmente umas duas horas. As primeiras versões vem do antigo Egito, tendo sido recriadas em Portugal.

Quando tomar um vinho branco?

O vinho branco é uma bebida versátil e acompanha desde brindes e aperitivos a refeições completas. Em um país tropical como o nosso é normalmente servido gelado para acompanhar peixes, ostras e com as carnes brancas em geral, como carne de vitela, porco e frango. As carnes brancas que sejam produto de caça, no entanto, pedem vinho tinto. O vinho branco acompanha muito bem celebrações, brindes, comemorações e datas importantes. Pode ser servido em garrafas de apoio, desde que sejam mais alongadas o que ajuda na concentração do aroma.

Variedades, estilos e personalidades

Conhecer cada uma das variedades é o segredo para degustar e receber bem alguém com um bom vinho branco.

A variedade Riesling tem cor clara, pouco perfume no aroma, sabor seco, mas agradável. É a variedade que mais aparece nos rótulos nacionais. Funcionam muito bem com uma boa e variada tábua de frios, ovos, peixes, defumados e grelhados, carnes brancas em geral.

A variedade Semillon é um pouco mais amarelada e tem menor presença de aroma. Já o sabor é mais encorpado e seco no Brasil. Na França entra na composição do famoso Sautemes, adocicado. Cai muito bem com frutos do mar e queijos de massa mole. Com sobremesas evite apenas as que contenham chocolate.

As Sauvignon-Blanc tem cor leve, pálida e apresentam aroma mais intenso, lembrando frutas e ervas. Seu sabor refrescante - perfeito para nosso clima - é usualmente apresentado ao lado de peixes grelhados, frutos do mar, carnes brancas e massas leves.

Os vinhos brancos da variedade Chardonnay variam em sua coloração entre o amarelo pálido e o amarelo vivo. Seu aroma cai mais para o frutado quando jovem e lembra amêndoas quando envelhecido. É um sabor intenso e marcante, que acompanha com segurança molusco, queijos de massa leve, tortas secas saborosas como nozes e amêndoas.

A variedade Gewürztraminer tem cores claras, aroma e sabor típicos: são perfumados, elegantes, recordando especiarias. Aqui no Brasil não são produzidos, pelo menos não com todas estas características. As combinações mais indicadas são com fígado de pato, frango ou pato com molho adocicado, ou com especiarias e massas ao molho branco.

A variedade Trebiano (Saint Emilion ou Ugni Blanc) tem cor clara, aroma fraco, sabor de pouca personalidade sendo um pouco amargo. Combina com frios, carnes suínas e demais carnes brancas e grelhadas.

Com todas estas dicas para acompanhar um bom vinho branco, lembre-se de armazená-lo corretamente em adega climatizada e providenciar todos os utensílios adequados para a degustação dessa saborosa bebida.