Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Painel Dianteiro: conheça

Painel Dianteiro: conheça

Entenda onde ele fica no carro, pra que serve e como consertar

Acabamentos

Atualizado em 4 Nov 22

3 min de leitura

Painel dianteiro automotivo

Gente, o painel dianteiro é uma das peças responsáveis por proteger a frente dos carros, viu? Mas não é só isso, já que também faz toda a diferença no visual! É que ele muda dependendo da marca e modelo, o que influencia no design. Ah, essa é aquela parte onde ficam encaixados o farol e as grades, sabe? Já reconheceu, mas ainda tem dúvidas? Então vem que eu te explico!


Função dos painéis dianteiros


O painel dianteiro, ou frontal, como pode ser conhecido, é um acessório automotivo que tá presente em basicamente todos os veículos, desde os tipos mais básicos até os tops de linha de cada montadora.


E tem muitas funções, mas a principal é fechar a parte da frente, como se fosse uma segurança pra carroceria. É que ele, junto com o para-choque, grade automotiva e capô, protege peças mecânicas de choques e batidas em possíveis acidentes. Adorei!


Só que, mesmo com essa defesa, a dor de cabeça pode ser grande, tá? É que o painel frontal é uma das partes mais difíceis de ajeitar em um carro. Muitas vezes, segundo os profissionais que trabalham com isso, vale até mais a pena trocar por um novo do que consertar, já que, quando é atingido, pode deixar o automóvel torto, daí é bem difícil de alinhar de novo como vem no original.


Fabricação


E o painel dianteiro se divide em fabricação nacional ou importada, sabia? Pois é! Em todos os modelos ele já tem os espaços de grades e faróis definidos, mas algumas coisas mudam de uma peça pra outra, como o design adotado no projeto de cada automóvel e os materiais usados pra montar.


Mas, na maioria dos casos, os painéis frontais são de tipos resistentes, como o aço, justamente pra diminuir os impactos das colisões.


Ah, mas se precisar consertar o painel, o melhor é contratar o serviço de funilaria. O trabalho deve ser feito de um jeito bem detalhado pra dar tudo certo e o carro ficar o mais próximo possível de como veio na fabricação. Aí, não é indicado que essa troca seja realizada por conta própria, combinado?


Modelos dos painéis dianteiros


Olha, os painéis dianteiros mudam dependendo de cada veículo, mas alguns da mesma linha ou similar costumam ser compatíveis. Um exemplo é o do Onix e do Prisma, que o painel é uma uma chapa de ferro preta que pode ser colocada nos dois modelos dos anos 2017, 2018 e 2019.

Paineis dianteiros
Materiais resistentes são os preferidos por diminuírem impactos de batidas


Isso também acontece com o Jetta, da Volkswagen, que dá pra usar a peça dos carros lançados em 2007 até 2010, e do Fiat Uno, que o acessório consegue ser igual pros anos de 2011, 2012, 2013 e 2014.


Paineis de alguns carros, como o Uno, podem não ser alterados sempre


Quer ver mais opções de painel dianteiro? Aqui no Magazine Luiza a gente tem várias pra você. Vem conferir!

 

Saiba mais:


Outra autopeça importante pro funcionamento do veículo é o escapamento! Ele fica na parte de trás e, geralmente quando sai fumaça, é que algo tá errado. Na matéria Escapamento de carro: saiba mais explico melhor sobre esse assunto.


E se vai pegar trânsito, um aplicativo que superútil é o Waze, né? Disponível pra Android e iOS, o app é gratuito e alimentado tanto pela desenvolvedora, como pelos usuários, e serve pra informar as condições de tráfego e tá a par de acontecimentos no trajeto, como acidentes, fechamento de vias ou engarrafamento. Muito bom!


Tá precisando de um consórcio pro seu veículo? Dá uma olhadinha nos serviços dos nossos parceiros. Eles podem te ajudar!