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O que é catalisador?

O que é catalisador?

Vem conhecer essa peça que faz os veículos poluírem menos!

Autopeças

Atualizado em 26 Jul 23

6 min de leitura

Gente, o catalisador é uma peça automotiva super importante pro escapamento dos automóveis, viu? Além de filtrar gases que causam a poluição do ambiente, ele ainda ajuda a economizar combustível e deixa o veículo com menos barulho. Quer saber tudo sobre esse equipamento? Vem comigo que eu te conto!

 

Índice

  1. Qual a função do catalisador?
  2. Tipos de catalisadores automotivos
  3. Como saber se o catalisador está com problema?
  4. Principais cuidados com o catalisador
  5. Quando trocar o catalisador?

 

Qual a função do catalisador?

Olha, a função principal do catalisador é transformar os gases tóxicos gerados na queima de combustível em gases que não fazem mal pra saúde das pessoas. Por isso, é obrigatório por lei ter ele instalado em carros, motos e caminhões.

 

Essa peça automotiva é um tubo de metal que faz parte do escapamento, por onde passam os gases soltos quando o combustível é queimado pro veículo andar e que vão sair por um cano na parte de trás, sabe? 

 

Aí, quando alguns gases venenosos como hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio passam pelo catalisador, os materiais dentro da peça fazem reações químicas que transformam tudo em fluidos menos prejudiciais, como gás carbônico, nitrogênio e água.

 

E o melhor é que além de ajudar os veículos a poluírem menos o ambiente, o catalisador ainda ajuda a economizar combustível e a diminuir o barulho do motor. Só vantagens, hein?

 

Tipos de catalisadores automotivos

Na hora de escolher um catalisador novo, primeiro você precisa procurar pela marca e modelo do seu veículo, tipo catalisador de Celta ou catalisador de C3, tá? E depois, é importante saber que tem três tipos de catalisador. Vem conhecer cada um deles!

 

Esse catalisador é próprio pra alguns modelos de carro da Volkswagen

 

Catalisador 3 vias

O catalisador 3 vias é o mais famoso, porque serve pra automóveis que usam gasolina, álcool ou gás natural como combustível. Então, ele tá na maioria dos veículos por aí. E o legal é que ele consegue diminuir mais de 90%, ou por cento, dos gases poluentes que saem do motor e vão pro ar. Uau!

 

Esse tipo de catalisador tem um tubo de cerâmica todo furadinho dentro, tipo uma colmeia de abelha. E ela é tratada com uma camada de metais nobres, como platina, paládio e ródio. 

 

Aí, quando os gases do motor passam pelo tubo, esses elementos fazem várias reações químicas que transformam o que era tóxico em gases menos venenosos que saem pela ponteira do escapamento. Legal!

 

Catalisador SCR

Já o catalisador SCR, também conhecido como Catalisador de Redução Seletiva, é próprio pro escapamento de veículos que usam diesel, e ele consegue diminuir em até 95% a emissão dos óxidos de nitrogênio, que são super nocivos pra saúde humana.

 

O funcionamento desse tipo de catalisador é parecido com o de 3 vias, mas os elementos colocados na cerâmica são outros, como o titânio, o vanádio e o molibdênio. E esse sistema também precisa de uma injeção de um líquido chamado ARLA 32 que ajuda as reações acontecerem pra tornar os gases que saem do carro mais limpos.

 

Ah, a vantagem desse catalisador é que ele é super resistente e funciona bem mesmo quando a qualidade do óleo diesel abastecido não é tão boa, além disso, a manutenção dele é bem mais simples. 

 

Catalisador DOC

Por fim, o catalisador DOC, ou Catalisador de Oxidação Diesel, também é pra automóveis a diesel, como o nome já diz. A diferença é que a camada no tubo de cerâmica geralmente é feita com platina e ele não precisa de nenhum tipo de líquido extra pras reações químicas, precisando só de um filtro de partículas chamado DPF, que acaba com as fuligens sólidas que sobram no processo.

 

É por isso que esse modelo de catalisador acaba dando menos custos do que o SCR, mas é um pouco mais sensível quando o veículo é abastecido com um diesel ruim. Além disso, esse catalisador também pede mais manutenção pra manter o filtro DPF sempre limpo. Mas não se preocupa, porque é um processo bem simples, tá?

 

esse modelo de catalisador encaixa em alguns modelos da Fiat, viu?

 

Como saber se o catalisador está com problema?

Nos veículos fabricados depois de 2010 uma luz acende no painel quando o catalisador tá com algum problema, viu? Mas mesmo pra esses modelos ou pra aqueles que foram feitos antes dessa época, a dica é sempre ficar de olho em alguns sinais que mostram que o catalisador não tá muito legal.

 

Quando o automóvel começa a gastar combustível demais ou o motor precisa fazer muito esforço e esquenta muito, ou ainda, se o acelerador tá meio lento, é bom dar uma olhadinha no catalisador com algum mecânico, combinado?

 

Principais cuidados com o catalisador

Como o catalisador fica no escapamento, quase todos os processos que fazem o veículo andar acontecem antes dele. Por isso, quando algo tá errado na atividade do motor, o catalisador pode acabar dando problema, sendo que o mais comum é o entupimento da peça. Mas não se preocupa, porque eu tenho várias dicas pra cuidar do catalisador.

 

Use combustível e óleo de qualidade

Pra começar, é super importante usar combustíveis de qualidade. Isso porque o combustível ruim pode ter pedacinhos sólidos soltos ou substâncias como o chumbo, que acabam acumulando no catalisador e causando o entupimento. A mesma coisa acontece se na hora de trocar o óleo do carro você não usar o tipo certo, que é indicado pelo fabricante, sabe? Prefira sempre os melhores produtos!

 

Cuide do sistema de alimentação

Outra dica é cuidar bem do sistema de alimentação do carro e das suas peças, como o filtro de ar e de ignição, a vela e o cabo da vela. Como é essa parte do veículo que manda o combustível pro motor, mistura ele com ar e faz a queima, se algo tá errado com essas peças o líquido pode não queimar por completo e acabar chegando no catalisador, prejudicando o funcionamento dele.

 

Evite danos físicos

É bom lembrar que o catalisador é como qualquer outra peça que pode amassar ou quebrar também, viu? Por isso, é importante dirigir sempre com cuidado, pra evitar cair em buracos ou valas, ou mesmo passar muito rápido em chão com pedras que podem atingir a peça, afinal, ela fica bem na parte de baixo dos veículos.

 

Agora, algo que ninguém presta tanta atenção é onde vai estacionar o carro, né? E isso pode fazer toda a diferença pro catalisador! Como essa peça costuma ficar super quente, chegando a até 400°C, ou graus Celsius, se você parar o veículo num lugar com muitas folhas secas no chão ou papéis soltos, eles podem pegar fogo ao encostar no catalisador, causando danos na peça e podendo até chegar a um incêndio. Então, muito cuidado!

 

Não tire o catalisador do escapamento

Olha, é bem comum ouvir por aí que o catalisador diminui a potência do veículo e muita gente acaba tirando a peça do escapamento. Mas isso não é nada bom, por muitos motivos.

 

Primeiro, sem o catalisador o carro, moto ou caminhão vai jogar todos os gases tóxicos direto no ar, fazendo mal pra saúde das pessoas e pro meio ambiente. Além disso, o veículo vai começar a gastar muito mais combustível e fazer bem mais barulho, causando o que a gente chama de poluição sonora.

 

Por fim, não dá pra esquecer que ter o catalisador instalado no seu escapamento é obrigatório por lei. Então, na hora de fazer uma revisão ou se alguma autoridade descobrir que o veículo tá sem a peça, você pode levar uma multa e até perder a carteira de motorista. Não vale a pena, né?

 

Quando trocar o catalisador do veículo?

A boa notícia é que o catalisador dura muito tempo quando é bem cuidado. Ele não tem uma validade, mas cada fabricante dá um tempo de garantia pra peça, que geralmente dura até o veículo alcançar uma quilometragem rodada. Pra saber quantos quilômetros o veículo pode andar com o catalisador na garantia é só procurar no manual. O comum é ser entre 80 mil e 160 mil quilômetros.

 

Aí, no geral você só precisa trocar a peça se ela tiver algum defeito ou problema causado por descuido ou falta de manutenção. 

 

Então, se você perceber que o veículo tá gastando muito combustível, soltando muita fumaça do escapamento, se o motor tá mais fraco ou com dificuldade de acelerar ou, ainda, se tiver amassado ou quebrado, talvez seja a hora de trocar a peça. Pra ter certeza, é só levar num mecânico especializado de confiança pra fazer uma análise e até fazer a troca.

 

Ah, se o catalisador ficar entupido de um jeito que não dê pra desentupir, também é o caso de fazer a troca da peça, tá?

 

Tá precisando trocar o catalisador pra ficar em dia com a manutenção do veículo? Aqui no Magazine Luiza você encontra essa peça pra vários modelos e fabricantes. Vem buscar a sua!

 

Saiba mais

Como você viu, o catalisador é uma peça super importante do escapamento, né? E pra saber mais sobre essa parte dos veículos, dá uma olhadinha na matéria Escapamento de carro: saiba mais que eu te conto tudo sobre o assunto!

 

Quer acompanhar os gastos e as manutenções do seu carro? Com o app Drivvo você consegue ver todas as despesas do automóvel e ficar de olho na época de fazer as revisões. Ele tá disponível pra Android e iOS.

 

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