Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Cadeira de roda: conheça os tipos

Cadeira de roda: conheça os tipos

Eu te ajudo a achar o modelo ideal

Ortopédicos

Atualizado em 29 Jan 24

4 min de leitura

A cadeira de rodas é um item ortopédico de mobilidade e acessibilidade pra pessoas com deficiência ou pacientes que fazem uso temporário, hein! Você encontra em tamanhos P, M, ou G, tanto manuais como motorizadas. Sem contar as de suporte pra banho. Vem comigo conhecer!

 

Manual ou motorizada: como escolher?

As cadeiras manuais são simples e com excelente custo-benefício. Recomendadas pra uso temporário, em hospitais por quem se recupera de uma cirurgia ou fratura, por exemplo.

Elas servem ainda como suporte a idosos e PCDs, portadores de deficiência, em locais públicos. Além de serem exigidas junto com kit de primeiros socorros em shoppings, aeroportos e centros comerciais, tá?

 

Por não oferecerem muitas opções de ajustes, acessórios e configurações personalizadas, aí é indicada uma elétrica pra se movimentar no dia a dia ou a manual dobrável em X.

 

O tipo de fechamento faz diferença na rotina

A dobrável em X é articulada, montada sobre duas partes laterais e unida por tubos. Ela tem esse desenho que é extremamente fácil de fechar, com diferentes possibilidades de composição e medidas, viu?

 

Além disso, é a cadeira manual que proporciona um conforto extra, com acabamentos caprichados em almofadas e estofamentos. Assim evita a pressão na coluna e machucados durante o uso prolongado, sabia? Pois é!

 

Outra bem legal é o monobloco, que dobra em L, com rebatimento do encosto. É tão simples de fechar ou abrir num único movimento, que o próprio PCD que dirige carro adaptado pode pôr e tirar ela do porta-malas sem precisar de ajuda. Aí sim!

 

A grande vantagem é ser empurrada também pelo cadeirante. Inclusive tem adaptações esportivas feitas pra atletas, porque são dinâmicas e atingem grande velocidade nas competições. Amei!

 

A cadeira em X de aço carbono junta leveza e alta resistência a impactos

 

Cadeiras de banho e reclináveis aumentam o conforto

O assento reclinável facilita os cuidados pra vestir, pentear e até lavar o cabelo de pacientes sem precisar tirar eles de lá. 

 

Pra deficiências graves ou quem sofreu AVC e ficou sem nenhuma mobilidade, os tipos reclináveis são os melhores pra mudar o corpo de posição e dar suporte extra no pescoço e cabeça. Evitam problemas de circulação, coluna e escaras. 

 

É um coringa junto com cadeira de banho. Porque essa permite a pessoas acamadas tomarem banho de corpo inteiro no chuveiro em segurança e sem precisar levantar. Encaixam dentro do box e ainda lado a lado ou sobrepostas ao sanitário. Práticas, né?

 

O bom é que a cadeira de banho é leve, todinha fabricada em materiais resistentes à água, impacto e que não enferrujam.

 

A cadeira de banho dobrável cabe em qualquer cantinho: ideal em apartamento

 

Cadeira motorizada: liberdade e autonomia

As cadeiras motorizadas com sistema elétrico e um controle pra pessoas com deficiência são as mais versáteis, viu? O modelo é recomendado pra pouca força nos braços, tem distrofia muscular ou parte do corpo paralisado pelo AVC. 

 

Mesmo quem mexe apenas um membro pode ajustar velocidade, direção e até reclinação sem precisar de ajuda.

 

A elevação automática deixa essas cadeiras ainda melhores e mais avançadas. É uma versão em que o assento levanta e permite inúmeras posições, inclusive, em pé. Muito boa pra acessar armários aéreos, por exemplo. 

 

Ela imita várias alturas e posições de uma pessoa sem deficiência. E é útil pra aumentar a qualidade de vida, circulação, respiração e digestão de pacientes paraplégicos e tetraplégicos.

 

O que levar em consideração na escolha?

Antes de decidir pela cadeira de rodas ideal, é importante entender as necessidades de cada um e como se movimenta. Pra alguém com força nos braços, as manuais e monobloco são uma excelente pedida!

 

Já os deficientes intelectuais ou um idoso com Alzheimer, precisa de suporte em equipamento motorizado, com cinto de segurança de cinco pontos e controlado por um cuidador.

 

As manuais ajudam dentro de casa, em modalidades esportivas e pelo uso por tempo limitado. Mas pra quem tem condição permanente e procura autonomia pra sair, trabalhar e estudar fora, invista na motorizada com rodas maiores que chegam a 14 polegadas e pneus grandes. 

 

Olha, um detalhe dela é o motor controlado por joystick. Conta com estabilidade e resistência pra passar por calçadas esburacadas, rua em desnível, subir e descer de transportes públicos variados e te acompanhar em viagens sem um cuidador.

 

Outra característica é o fechamento. Cadeiras monoblocos são leves e as dobráveis em X armam e desarmam com um único movimento no assento. Vai carregar em carros? Elas são  compactas, leves e qualquer adulto consegue erguer sem esforço.

 

A cadeira motorizada scooter tem espaço de sobra pra PCDs carregarem compras

 

Como calcular a largura e encosto

A cadeira de rodas larga nem sempre é a melhor opção, sabia? Pois é! É indispensável ajustar ao tamanho do quadril, peso e altura pra ser confortável e funcional. 

 

A medida ideal é aquela que fica 2 cm, ou centímetros maior que o quadril do usuário. Então, alguém com 36 cm de quadril precisa de um assento com 38 cm. Você acrescenta mais 20 cm pras rodas, totalizando uma cadeira de 58 cm. 

 

Essa conta é importante pra planejar a escolha dela em casa. Se pergunte se vai passar pelas portas e corredores. E se em algumas áreas, como quartos, cozinhas e banheiros dá pra manobrar e emparelhar ao lado da cama, vaso sanitário e mudar pra cadeira de banho.

 

Além disso, leve em consideração o limite de peso, hein! Porque a capacidade varia bastante de um modelo pra outro, ficando entre 90kg e 150kg. 

 

E ainda a altura do tronco. A cadeira com encosto curto é pra quem tem força nos braços. A com encosto até o nível das axilas dá maior suporte a quem não controla a parte superior do corpo. Nessas é indispensável um cinto de segurança. 

 

A cadeira de roda manual custa a partir de 530 reais e as motorizadas a partir de 5.800 reais no site, lojas ou SuperApp Magalu!

 

Cadeiras com elevação atingem até 10km por hora e autonomia pra rodar 15km

 

A cadeira de roda ideal tá aqui no Magazine Luiza!

 

Saiba Mais:

Pra manter a saúde da coluna de quem passa muito tempo sentado, vale a pena espiar as dicas da matéria Encostos e assentos ortopédicos

 

É legal ainda baixar o app Guia de Rodas que avalia a acessibilidade de vários lugares do mundo antes de planejar uma viagem.


E por falar nisso, não é só checar os pneus da cadeira de rodas, hein! Se for pegar estrada, não esquece de chamar os nossos parceiros pra fazer um balanceamento e alinhamento do carro, combinado?