Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Nintendo Switch Aniversário de 5 anos

Nintendo Switch Aniversário de 5 anos

Conheça a trajetória, evolução e mudanças do aparelho!

Nintendo Switch

Atualizado em 31 Mar 22

4 min de leitura

O Nintendo Switch é sem dúvida um dos games mais populares de toda a história da Nintendo. Ele tá comemorando 5 anos no mercado, isso aconteceu principalmente por conta da sua versatilidade, viu? Então, se você quer a opção de jogar de vários jeitos diferentes e ainda levar o seu console pra onde quiser, vem comigo descobrir mais:


Entenda a trajetória do Nintendo Switch


Em 2015, já existiam rumores de um novo produto chegando nas prateleiras, que na época era chamado Nintendo NX. Mas foi só em 20 de outubro de 2016 que o game foi devidamente apresentado pro público.


A promessa era a de um aparelho híbrido, ou seja, com possibilidade de jogar tanto na TV, quanto no formato portátil. Ah, e também foi avisado que dessa vez, os jogos seriam cartuchos no lugar dos CDs. Lembra?


E em janeiro de 2017, antes do lançamento oficial do Nintendo Switch, que foi em março do mesmo ano, a empresa fez um outro anúncio. Já que chegaria nas prateleiras junto com o console, The Legend of Zelda: Breath of the Wild foi nomeado título principal do game.


Inclusive, foi só a partir de 2018 que a Nintendo recebeu vários sucessos em jogos de terceiros. O maior foi Starlink: Battle of Atlas, da franquia Ubisoft. Mas os que de fato ajudaram na popularidade do videogame foram Pokémon Let?s Go Pikachu e Let?s Go Eevee, e Super Smash Bros Ultimate.


O Nintendo Switch Online também surgiu no mesmo ano, trazendo a rede multiplayer online, e o recurso de salvamento pelo Cloud Saving. E por lá passou a ser possível a criação de assinaturas de um catálogo retrô de SNES, ou seja, os games queridinhos dos anos 90.


Chegada no Brasil


Ele demorou um pouco mais pra vir pra cá, já que a Nintendo nunca teve presente no país por conta própria, sabe? Por causa disso, o Switch começou a ser comercializado aqui só em setembro de 2020. Mas o problema foi resolvido com o lançamento da eShop. Agora, dá pra comprar os produtos de forma digital por meio do próprio console. Um luxo!  


Evolução e mudanças


Uma segunda versão do videogame foi colocada no mercado em 2019 com o objetivo de substituir o modelo anterior. A principal melhoria foi na capacidade da bateria, que passou de 2,5 a 6,5 horas de jogatina seguidas, pra cerca de 4,5 a 9 horas.


Mas se você gosta de games mais pesados como o Zelda, o novo Switch vai aguentar mais ou menos umas cinco horas e meia horas de uso.


Só que a Nintendo não parou por aí. Nos últimos anos, a empresa decidiu lançar alguns produtos alternativos. Veja só!


Nintendo Switch Lite


Com foco no uso portátil, esse modelinho é muito mais simples, leve e compacto. As medidas são 9,15 cm, ou centímetros, de comprimento, 21 cm de largura, 1,4 cm de espessura, e pesa cerca de 277 gramas. Dá até pra comparar com a experiência de outros consoles, como o Nintendo 3DS.

Nintendo Switch Lite

Essa versão vem nas cores Turquesa, Rosa Coral, Amarelo, Cinza e azul


Ah, e também não dá pra conectar o Nintendo Switch Lite em telas externas. Ao contrário do aparelho padrão, que quando conectado numa TV pode exibir os jogos em alta definição, o tipo só executa os games em resolução de 1280 por 720 pixels. Mas apesar de ser menor, os dois tipos não apresentam tantas diferenças na percepção da imagem.


Outro ponto é que os controles são integrados, aí é possível destacar eles pra jogar com um Joy-Con em cada mão, ou com mais de um player. Por esse motivo, algumas funções de movimento não funcionam. Então os títulos do catálogo da Nintendo que são compatíveis com o Lite são apenas os que rodam no modo portátil.


Sobre a bateria, a intenção da empresa era que durasse mais que o primeiro Switch. E isso de fato aconteceu, já que com games mais leves o aparelho fica ativo de 3 a 7 horas. Mas fica numa posição intermediária se comparado com o modelo de 2019.


Nintendo Switch OLED


Essa é a versão mais nova do console. A maior diferença é que no lugar da tela LCD, o jogo passa a ter um painel OLED, com melhor definição de imagem e cores mais vibrantes.

Nintendo Oled

A potência do hardware e tempo de bateria não foram alterados nesse modelo, viu?


Além disso, outro ponto importante é que o armazenamento interno, que era de 32 GB, foi pra 64 GB. Ah, e também recebeu alterações na conexão, que deixou de ser somente por Wi-Fi, já que o aparelho agora vem com cabo Ethernet. Gostei!


Não tiveram grandes mudanças na parte do design. O foco principal foi incorporar a tela, que é maior, mas tirando isso, teve uma leve só uma leve mudança na base de carregamento, que passou a apresentar vértices arredondados.


Gostou de algum dos modelos do Nintendo Switch? Eles tão te esperando aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais


Agora, se você também curte acompanhar lives e jogar ao vivo, dá uma olhada na matéria Acessórios pra streamer de games!


E se quer encontrar novos jogadores pra bater um papo, montar equipes e treinar sua mecânica, confira o App Sherwa. Dá pra baixar nos dispositivos Android e IOS. Legal!


Ah, e se você tiver dificuldades pra lidar com toda essa tecnologia, confira o nosso serviço de assistência Magalu Conecta.