Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Harpa: vem conhecer os detalhes

Harpa: vem conhecer os detalhes

Vem ver o que é, onde surgiu, como tocar e onde pode ser usada!

Instrumentos de Corda

Atualizado em 26 Jan 22

3 min de leitura

Harpa

Gente, a harpa é um instrumento musical de corda que lembra um piano em pé, viu? Conta com um formato triangular e pode ser tocada em orquestras e outros eventos. Seu som é delicado e muito querido pelos fãs de música erudita. Quer saber mais detalhes? Vem comigo que eu te mostro:

 

Entenda o que é e onde surgiu


Olha, a harpa é bastante velha, assim como a flauta. Surgiu pelo barulho que se ouvia dos arcos quando os caçadores atiravam. Aí as pessoas perceberam o som que faziam por causa da tensão colocada.


As harpas contam com uma moldura e a melodia sai pelo movimento com os dedos. Apareceram no Oriente Médio e no Egito, no ano 3000 antes de Cristo. Tavam nos desenhos nas tumbas dos faraós e esculturas, então já eram conhecidas pelos egípcios, gregos e romanos.


Depois daí, se espalharam pela Europa. No ano de 1720 criaram a harpa com pedais. E ainda foi melhorada em 1810 por um francês.


 Harpa
Essa harpa paraguaia vem com 37 cordas

 

Saiba os tipos de harpas pra tocar


As harpas ficaram maiores com o passar do tempo. Agora, contam com mais encordoamento e recursos pra poder aumentar a quantidade de notas que conseguem fazer. 


O modelo moderno, que é o sinfônico, por exemplo, tem 47 cordas e 11 são mais graves. Além disso, vem com 7 pedais. Cada um deles dá um som diferente. Quatro encaixam no pé direito e três no esquerdo. É grande e feita pra tocar música clássica, especialmente nas orquestras. Já a paraguaia é tradicional e popular.


Variam em tamanho e estilo e até mesmo no tipo de peça e materiais em que são construídas. Você acha de madeira, bronze, latão e por aí vai. Ficam divididas pelas que contam com pedais e as que têm alavancas. Assim, o ideal é dar uma olhadinha nos itens principais pra escolher a melhor! 


Uma das versões mostra a alavanca no chamado pescoço da harpa. Isso ajuda a tocar duas cordas com notas diferentes. Podem ser naturais, mais baixas ou altas. Com o pedal dá pra ter igual, mas acrescenta as médias. Aí saem vários estilos de música. Gostei!


A de concerto fica bem alta e é indicada pra orquestras. É grande e pesada. A celta é mais suave, leve e portátil, ótima pra essas músicas mesmo. Já o som da paraguaia é muito agudo e é usado de forma artesanal.


Ah, pra escolher o modelo ideal, é bom entender o estilo de melodia que quer tocar!


 Harpa
Essa harpa é clássica e indicada pra concertos

 

Como tocar o instrumento


Dá pra manusear de um jeitinho diferente cada tipo de harpa. Começando por afinar o instrumento. Pra isso pode usar um afinador eletrônico. Com uma chavinha você consegue apertar ou deixar as cordas frouxas pra mudar as notas.


Os pedais têm que ficar na posição certinha. Primeiro ajeita pra tons específicos, como por exemplo, em dó maior até passar pra outros. Onde ficam as mãos é o que mais importa aqui, viu? 


É essencial relaxar os dedinhos e aí depois junto com o polegar fechar na direção da palma da mão. Isso toda vez que tocar uma nota!


 Harpa
Essa harpa paraguaia é o modelo tradicional


E aí, gostou? Aqui no Magazine Luiza você encontra várias opções de harpas! Vem conferir!

 

Saiba mais:


Agora que já sabe como a harpa funciona, se quiser aprender mais sobre o mundo da música e dicas pra praticar, dá uma olhadinha no que separei em: Livros de música: 9 títulos legais. Lá eu te mostro várias informações legais!


Um aplicativo ótimo que pode te ajudar a afinar o instrumento é o Afinador e Metrônomo. Aí dá até pra gravar um som bacana! E tá disponível pra iOS e Android.


Caso precise de uma forcinha pra instalar a TV pra assistir e ouvir os melhores shows de música clássica, conte com os nossos parceiros de serviços!