Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Tire suas dúvidas sobre placa-mãe

Tire suas dúvidas sobre placa-mãe

Conheça essa peça indispensável de informática

Pecas para Computador e Notebook

Atualizado em 28 Set 23

3 min de leitura

A placa-mãe é uma peça central que faz a conexão entre componentes de computadores e notebooks, sabia? Pois é! É ela que liga processador, memória RAM, HD e placa gráfica, por exemplo. Então vem comigo que eu te conto os detalhes sobre esse item:

 

A placa-mãe pode suportar mais de 100GB de memória DDR4

 

O que é uma placa-mãe 

Placa-mãe é o componente que une várias partes do sistema por uma rede de fios. Ela faz a troca de informação com a memória, outras placas e até processadores, e ainda passa energia que recebe da fonte pra alimentar outros periféricos, viu?

 

Sem essa peça fundamental, nenhum computador funciona, tá? Além disso, o tipo de placa vai determinar muito o desempenho do PC ou notebook. Precisa ter uma qualidade e tecnologia confiáveis pro equipamento não te deixar na mão, hein!

 

Por isso, é importante pensar qual uso dele. Aí precisa decidir se quer mais custo-benefício com um PC em conta pra tarefas básicas ou se vale a pena investir num PC Gamer que execute games e programas pesados, por exemplo.

 

Como descobrir o tipo de placa-mãe do PC

Quer atualizar os drivers ou até dar aquela turbinada no PC com um hardware novo? Então tem que saber o número da placa-mãe antes de escolher a peça, combinado? Esse número determina se ela é compatível ou não com outros componentes.

 

Funciona assim: conhecendo o chipset da placa, dá pra descobrir o soquete, com quantas portas USB ele conta pra se ligar a outras peças e que memórias a placa-mãe suporta.

 

São informações essenciais pra qualquer upgrade que mexa na estrutura do gabinete. Dá pra achar isso no material do fabricante que vem com o computador ou na caixa do PC. Mas se a CPU foi montada ou veio sem manual, um jeito é acessar um atalho, se o sistema operacional for Windows.

 

Aperte a tecla Windows, a tecla mais e a tecla R pra abrir o comando Executar. Digite msinfo32 e clique Enter. Vai aparecer uma janela com as informações do sistema. Do ladinho de produto Baseboard tá o modelo da placa-mãe, versão e o fabricante. 

 

Quando a placa-mãe suporta placa de vídeo

Geralmente, modelos novos já contam com barramento PCI-Express x16, que permite trocar muitos dados entre processador e placa. Agora, se o equipamento é mais antigo, pode ser que tenha barramento PCI ou do tipo AGP, que são um pouquinho lentos e tão ultrapassados pra certas atualizações.

 

Pra ter certeza se o slot é PCI-Express x16, precisa abrir o gabinete e checar a placa. Nela vai ter a inscrição nos slots de expansão. Se for confirmado, é excelente, porque significa que a placa-mãe suporta praticamente qualquer placas de vídeo.

 

O monitor também precisa ser compatível

O monitor é outro item fundamental pra observar antes de decidir por uma placa de vídeo. Se a saída dele for do tipo VGA, muito tradicional nos antigos, ele não vai ser compatível com uma placa que tem entrada HDMI. 

 

A saída da placa de vídeo precisa levar as mesmas conexões do monitor ou instalar a peça com saída HDMI já contando com um adaptador pra transformar a porta VGA, viu?

 

A placa-mãe que você precisa tá aqui no Magazine Luiza!

 

Saiba mais:

Agora, quer um computador feito só pra jogos? Na matéria Aprenda a montar um PC gamer eu te conto o que ele precisa pra rodar os títulos do momento!

 

Um jeito de descobrir placa-mãe sem abrir a máquina é baixando softwares de diagnóstico de hardware, sabia? Pois é! Dois bem legais são o CPU-Z ou AIDA64. Na aba Motherboard ou Mainboard, eles mostram quais os barramentos a peça suporta. 

 

Ah, precisa instalar um equipamento de informática novo também? Chame os nossos parceiros!