Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Saiba mais sobre a Street Art

Saiba mais sobre a Street Art

Conheça melhor o movimento e algumas dicas incríveis de leitura

Arte e Fotografia

Atualizado em 25 Jan 22

3 min de leitura

Gente, a arte de rua, ou street art, é feita em espaços públicos e traz cores e formatos incríveis pros ambientes, viu? O legal é que ela pode aparecer em pichações, grafites, performances e mais. Quer conhecer melhor? Vem comigo que eu te conto tudo sobre essa expressão artística!


O que é street art?


Gente, a arte de rua, como o próprio nome já diz, são todas as intervenções que acontecem no espaço coletivo das cidades, como becos, prédios e até mesmo viadutos. Por meio dela, as pessoas têm contato com a cultura sem precisar ir até o museu, teatro, cinema ou galerias, lugares muitas vezes inacessíveis pra parte da população.


 


A obra de Garry Hunter mostra uma ideia incrível sobre o movimento


O principal objetivo é ocupar vias públicas e trazer reflexão sobre assuntos como política, educação e desigualdade. Tudo o que envolve a parte humana em grandes cidades é tema pra street art, que aparece através de desenhos e cartazes, instalações, por exemplo. Dá uma olhadinha!


Grafite: famoso no mundo todo


Dá pra dizer que o grafite é o cartão de visitas da arte de rua, viu? Difícil sair pra dar uma volta e não encontrar alguma parede estampada com os desenhos, que costumam fugir do molde tradicional. Geralmente, essas artes contam com formas diferentes e cores vibrantes.


Além de colorir a paisagem urbana, o grafite instiga a reflexão. Isso porque essas imagens falam de problemas que afetam toda a população. Têm também os tipos ornamentais e outras versões muito bem-humoradas.


Em grandes cidades como São Paulo, essa expressão artística domina o cenário. Nomes como Eduardo Kobra e OSGEMEOS tão estampados em vários prédios. Adorei!


 


A vida do morador de rua carioca expressa em grafite


Reconhecida internacionalmente, a obra Zé Ninguém traz em forma de quadrinhos os grafites de Tito da Rua, espalhados pelo Rio de Janeiro, que contam histórias do morador de rua Zé Ninguém, apreciadas por milhares de pessoas.


Pixo: levanta questões sociais importantes


Olha, o pixo é irmão do grafite, tá? E mostra muitos assuntos importantes pra sociedade. As letras em spray são bem fortes e funcionam como base pra frases e questionamentos, que falam bastante da classe trabalhadora, por exemplo.


 
Boca do Muro traz uma capa colorida, cheia de pichações incríveis


O romance A Boca do Muro narra as histórias de Gordo, Negazul, Nina e Bonito, um time de pixadores que se expressa por São Paulo. A capital em si, acaba sendo personagem, e o livro conta um pouco sobre a arte viva numa cidade tão urbanizada.


Estêncil: pintura com molde


Diferente do grafite, o estêncil é feito à mão livre e usa um molde recortado antes pra ilustrar as paredes com a ajuda de sprays e pincel. O resultado são desenhos detalhados feitos com muita rapidez.


 


As intervenções e os pensamentos de Banksy vêm resumidos em 240 páginas


O anônimo Banksy faz sucesso no mundo todo, e ninguém melhor do que ele pra falar sobre o assunto nas páginas de Banksy - Guerra e Spray. Demais!


Lambe-Lambe: pra grudar em postes e paredes


Não é difícil esbarrar com um lambe-lambe por aí, né? Esses cartazes são feitos em papel fino e grudados em postes e paredes com cola. E o legal é que trazem desenhos, fotos e frases de impacto, com foco político.

 

Os manifestantes de 2013 ganham vida novamente nas páginas de Lambe Lambe


No livro Lambe Lambe, de Sérgio Fantini, o autor apresenta 50 textinhos em prosa ilustrados nesse estilo pelo pintor Guga Schultze.


Performances: pra músicos e atores


Agora, nas performances, músicos e atores ocupam espaços como praças e calçadões pra peças de teatro, shows de circo ou cover de famosos. Essas intervenções incríveis reúnem várias pessoas ao redor e criam uma sintonia entre o público e o artista.

 

Ricardo e a namorada Vânia viveram dias intensos morando nas ruas


O jornalista Chico Felitti escreveu, nas páginas de Ricardo e Vânia, a história do cabeleireiro e artista de rua Ricardo Correa da Silva, apelidado de Fofão da Augusta pelas pessoas que passavam por lá. É muito emocionante!


Os livros ideais pra você que gosta de street art tão aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais


Agora, que tal conhecer melhor outros tipos de arte? Aproveita que na matéria 22 livros de arte pra você se inspirar eu te dou as melhores dicas!


O aplicativo Google Arts & Culture te leva pra visitar mais de 1200 museus ao redor do mundo sem precisar sair de casa. Tem pra Android e iOS e não precisa de passaporte pra aproveitar.


Nossos parceiros te ajudam a montar a escrivaninha que te falta pra aproveitar os dons artísticos.