Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Mudança e Realocação: Livros

Mudança e Realocação: Livros

Obras que te ajudam a aplicar mudanças no local de trabalho

Arquitetura

Atualizado em 22 Abr 22

3 min de leitura

Gente, quase todas as empresas passam por algum tipo de mudança interna, sabia? Seja a troca de comando ou realocação de funcionários pra diferentes setores, é fundamental que os líderes de equipe e o pessoal do RH estejam de prontidão pra ajudar na tarefa. Assim fica mais fácil atingir os resultados esperados com as alterações, né? E pra dar uma força na missão, separei bons livros com dicas de como seguir por esse novo caminho. Vem comigo!

 

Mudar é preciso?


Como eu disse ali em cima, é raro um empreendimento que permaneça da mesma forma que chegou ao mercado. As demandas se alteram, os gastos aumentam, outras iniciativas podem entrar na jogada e se fundirem à atual. O perfil de clientes também varia e a cobrança por qualidade aliada ao que há de mais moderno não para!
 

Pra se adequar a tantas possibilidades, as pequenas e grandes empresas tão em constante mudança! Claro que algumas são maiores e notáveis, como a troca de líderes e a realocação de funcionários pra diversas funções. Pra que tudo isso corra bem, é preciso lembrar que esse processo começa na esfera individual, tá?


Os chefes devem manter a atenção às quedas de produtividade e ter uma comunicação contínua e clara com seus colaboradores. Novos treinamentos são necessários, desenvolver a inteligência emocional da equipe é primordial e o senso de urgência não pode faltar!

 

Livro John P. Kotter
A obra de John P. Kotter traz oito passos pra mudança corporativa de sucesso


Por fim, sempre vale lembrar que o desejado resultado final, seja ele o aumento da receita ou a redução de custos, demora a chegar. É importante instituir metas a curto, médio e longo prazo e um plano de ação! Assim as mudanças acontecem de forma orgânica e sem maiores problemas. Ufa!

 

No caminho certo


Pra te ajudar a passar pelas mudanças de gestão e realocação de funcionários dentro da empresa, separei dicas de bons livros que dão a direção a ser seguida durante o novo desafio. Olha só!

 

Pensando diferente


Se aumentar a produtividade e a qualidade do seu trabalho é a demanda da vez, o livro Mudança de Mindset - como mudar vidas e transformar organizações é o que você procura! Através de relatos e ferramentas simples, essa obra ajuda líderes e colaboradores a entregar resultados ainda melhores.

 

À frente do novo


É um clássico! O livro Liderando Mudanças fez história no setor da administração e negócios, viu? Escrito por John Kotter, o título orienta profissionais dando não só as direções corretas pras mudanças corporativas, como também mostra os principais erros das grandes empresas na hora de conduzir as necessárias alterações. Muito indicado pra gestores e líderes, é essencial pra quem deseja (e precisa) inspirar pessoas.

 

Livro David Miller
O autor criou um método que põe o funcionário no centro da mudança corporativa

 

Os sentimentos também têm vez


Outro volume de John Kotter, O Coração da Mudança aborda as transformações na esfera individual pra que novos projetos possam ser concluídos com sucesso. Ele te dá o caminho das pedras de como minar comportamentos nocivos de funcionários e do time como um todo, ressaltando, por exemplo, os objetivos em comum que o trabalhador e a empresa têm. Uma leitura muito gostosa!

 

Além da zona de conforto


A obra Gestão de Mudança com Sucesso, de David Miller, foca na base das grandes transições corporativas: o colaborador! Mudanças de cenário causam reações diversas no ser humano, ainda mais se uma alteração radical é pedida. A leitura ajuda gestores a preparar, da forma correta, a equipe pras mudanças, além de dar ferramentas pro desenvolvimento emocional dos indivíduos dentro da empresa.


Se a primeira etapa da mudança, que é ajustar os funcionários, for bem sucedida, os outros processos fluem com muito mais facilidade!


Os livros de mudança e realocação que você procura tão aqui no Magazine Luiza!

 

Saiba mais


Melhore sua dicção e arrase nas reuniões da empresa. Na matéria Livros de oratória: pra te ajudar eu te dou boas dicas!


Já conhece o Trello? Essa plataforma te mostra como organizar todos os seus projetos super fácil! Tem pra Android e iOS, não deixe de baixar!


Planejando o espaço pra home office dos sonhos? Deixa que nossos parceiros te ajudam com a montagem dos móveis!