Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Saiba mais sobre o judaísmo

Conheça os costumes e a história dessa religião

Produtos de Judaísmo

Atualizado em 15 Ago 22

5 min de leitura

Gente, o judaísmo é uma religião milenar, e foi fundado há quase quatro mil anos, viu? Isso faz com que ele seja a religião monoteísta, ou seja, que adora apenas um Deus, mais antiga do mundo. No passado, os judeus foram muito perseguidos, mas os sobreviventes mantiveram suas tradições e se mudaram pra vários países, até pro Brasil! Quer aprender mais sobre essa religião? Vem comigo!


Como surgiu o judaísmo?


Então, o judaísmo foi fundado em 1800 a.C., ou antes de Cristo. A história conta que Abraão, um homem que fazia parte de uma tribo nômade hebraica, recebeu uma ordem enviada por Deus pra largar o politeísmo, que é a adoração de vários deuses, e ir em busca da chamada Terra Prometida.


Durante essa jornada, o povo judeu acabou sendo escravizado pelo Império Egípcio. Quase mil anos de escravização se passaram, até que Deus enviou um novo chamado, dessa vez pra Moisés, pra que libertasse o seu povo. Com isso, Deus também enviou regras e orientações que deveriam guiar Moisés e o povo, o que deu origem a Torá, que é o conjunto de livros sagrados dessa religião, sabe?


O lugar onde os judeus se reúnem pra ler as escrituras sagradas da Torá é chamado de sinagoga, e essas reuniões são conduzidas por um rabino, que é o líder religioso do judaísmo. Eles creem que Jeová é o criador do universo, e consideram ser pecado a adoração de outros ídolos e imagens.


Como o judaísmo é dividido?


Olha, ao longo do tempo, o judaísmo se dividiu em algumas vertentes, tá? Sendo que as principais delas são ortodoxos, ultra-ortodoxos e conservadores.


Ortodoxos


Pra começar, judeus ortodoxos seguem de forma rígida leis e ensinamentos que tem na Torá, além de manter costumes mais tradicionais, como usar tipos específicos de roupas, as mulheres casadas cobrirem os cabelos com perucas, e praticar a dieta kosher.


Ultra-ortodoxos


Agora, judeus ultra-ortodoxos, que preferem ser chamados de Haredi, também seguem à risca as tradições colocadas nas leis da Torá, assim como os ortodoxos. Porém, a diferença aqui é que esse grupo tem um modo de vida mais rigoroso, tá?


Conservadores


Já os judeus conservadores são um grupo que interpreta as escrituras religiosas  de um jeito mais amplo, sabe? Dá pra chamar esse tipo de mais reflexivo de reformista.


Quais são os costumes e práticas?


O judaísmo tem várias cerimônias tradicionais e rituais que são muito importantes dentro da comunidade, como a circuncisão, o Bar Mitzvá e o casamento. Interessante, né?


Circuncisão


Quando crianças do sexo masculino nascem, na religião judaica, elas são circuncisadas. A circuncisão é uma cirurgia com o objetivo de tirar o prepúcio na região íntima, tá? Os judeus acreditam que esse ritual é feito pra criança pertencer ao povo judeu e firmar a aliança com Deus.


Rito de passagem pra maioridade


No judaísmo, a passagem pra maioridade é marcada por uma celebração que é chamada de Bar Mitzvá, pros meninos, e Bat Mitzvá, pras meninas. Segundo a religião, os adolescentes já são responsáveis pelos seus atos, por isso esse rito pode ser comemorado a partir dos 13 anos, no caso dos garotos, e a partir dos 12 anos, pras garotas.
 

A passagem pra maioridade significa que a pessoa já pode ler a Torá em público e participar da vida religiosa na sinagoga. Ah, e antes de realizar a cerimônia, os adolescentes normalmente têm que passar por um curso preparatório, que tem mais ou menos 2 anos de duração.


Casamento

 

O casamento judeu é cheio de rituais e super importante pros noivos!


Gente, o casamento também é considerado um marco e um ritual super importante no judaísmo, e ele conta com várias tradições, viu? Uma delas é que o noivo e a noiva jejuem no dia da cerimônia, fazendo a primeira refeição do dia juntos e só depois de casados.


A noiva costuma se vestir de branco, pois a cor representa a pureza. No contrato matrimonial, são faladas as responsabilidades de cada um dos dois, e ele deve ser assinado como um compromisso legal e moral.


Luto

Shivá é como é conhecido o período de 7 dias de luto após o falecimento de uma pessoa querida. Segundo a tradição judaica, durante esse período a pessoa não vai  trabalhar, cortar o cabelo, comer carne nem beber vinho.


Quais os itens usados no judaísmo?


Então, alguns objetos, como o talit e o kipá, são usados como símbolos em tradições do judaísmo. Cada item tem um significado e uma importância específica dentro das práticas dessa religião. Vem ver!


Talit


O talit é um xale branco, feito de lã ou linho, com listras escuras e franjas nas pontas. Ele é usado pelos homens, que deixam nos ombros, cobrindo a cabeça no momento das orações. Ele representa o manto que separa o homem do mundo físico e o conecta ao espiritual.


 


Olha como o Talit é incrível!


Prendedor de Talit


O prendedor de talit, como o próprio nome já diz, tem a função de evitar que o talit fique caindo, tá? É como se fosse um broche.


Candelabro


O menorá é um candelabro, um tipo de luminária, que tem sete braços. Ele é um dos símbolos mais famosos do judaísmo e representa a árvore da vida.


Mezuzá judaico

O mezuzá é um item colocado no batente da porta. Ele tem o formato de um pergaminho e contém 2 trechos da Torá dentro. É usado como um símbolo pra lembrar os fiéis da aliança que eles têm com Deus.


 
Mezuzá com pergaminho


Kipá judaico


O kipá é como se fosse um chapéu, tem um formato redondo e é usado no topo da cabeça pelos homens judeus. Ele simboliza o  respeito a Deus, viu?


Incensário


O incensário é usado pra queimar incensos. No Antigo Testamento, os judeus queimavam incensos como uma oferenda a Deus, um sinal da união de amor e amizade entre o povo de Israel e Deus.


Gostou de saber mais sobre a história e os costumes do judaísmo? Aqui no Magazine Luiza você encontra vários livros pra se aprofundar no tema, além de artigos variados dessa e de outras religiões. Aproveita!


Saiba mais


Além do judaísmo, quer conhecer mais sobre outras religiões e seus costumes? Então, dá só uma olhadinha na matéria Livros de religião: dicas pra ler.


Olha, hoje em dia, o YouTube é uma grande fonte de aprendizado, sabia? Com ele,  dá pra pesquisar vários vídeos sobre tradições judaicas. Adorei! O app dessa plataforma tá disponível pra iOS e Android.


Conhecer uma religião é ter a oportunidade de descobrir mais sobre a cultura de outros povos, né? E outra maneira incrível de aprofundar seus conhecimentos é fazendo um intercâmbio. Quer realizar o sonho de estudar fora? Conte com os Nossos Parceiros!