Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Tablet com caneta

Confira no Blog da Lu como escolher o tablet com caneta ideal para você e explore todas as suas funcionalidades.

Tablets

Atualizado em 16 Abr 24

4 min de leitura

Gente, o tablet com caneta é um gadget que tem tudo pra facilitar o seu dia a dia, viu? Isso porque ele te deixa assinar documentos, escrever anotações, desenhar e muito mais. Agora, tem vários modelos tanto desse tipo de aparelho como do acessório. Quer umas dicas pra acertar na escolha dos ideais pra você? Vem comigo!

 

Tela grande e resolução alta para desenhos detalhados

 


O Galaxy Tab S6 Lite tem tela de 10,4 polegadas

 

Uma tela grande ajuda bastante quem adora desenhar no tablet, viu? Por mais que seja fácil dar zoom pra caprichar nos detalhes, ver a arte com detalhes sem ter que fazer isso é muito bom. 

 

Então, se o seu uso é pra mostrar esse seu talento, vale a pena contar com um equipamento com um tamanho de 10 polegadas ou maior. Outro detalhe importante é a resolução, o que deixa a imagem nítida e detalhada. Um modelo FullHD já atende bem a maioria das situações, viu? 

 

Ah, artes detalhadas vão pedir um processador potente e pelo menos 4GB de memória RAM. Pra quem tá começando na ilustração, o Samsung Tab S6 Lite é uma opção legal.

 

Caneta com sensibilidade à pressão para traços precisos

 

A Apple pencil de segunda geração carrega sem fio. Muito moderna

 

A sensibilidade da caneta à pressão é um detalhe importante porque deixa o uso mais parecido com um modelo convencional sobre o papel. Além disso, essa qualidade faz com que os traços apareçam na tela correspondendo direitinho ao que você queria. 

 

Vai escolher uma nova? Leve em conta que nem todas servem pra qualquer tipo de tela ou modelo de tablet. 

 

Caneta pra tela capacitiva: os tablets podem ter dois tipos de tela. As capacitivas são mais modernas e sensíveis ao toque. Nesse caso, a caneta precisa ser própria pra trabalhar com essa tecnologia e aí vai funcionar tudo direitinho. O Kindle é um exemplo de aparelho com tela capacitiva.

 

Uma dica: as canetas touch feitas pra telas capacitivas contam com uma bolinha de borracha na ponta pra serem usadas. Dá pra escrever, apagar, assinar eletronicamente documentos e abrir apps, por exemplo. Demais!

 

Caneta pra tela resistiva: agora, se o seu tablet é antigo, deve usar uma tela resistiva. Aí é só usar a caneta touch universal, que funciona em todos os tipos de telas. Essas usam uma bolinha maior e durinha, ideal pra aparelhos que precisam de pressão extra pra reconhecer um toque.

 

Ah, muitos tablets infantis também usam essa tecnologia.

 

Apple pencil: as dicas que eu te dei antes servem pra tablets com sistema operacional Android, tá? Se você tiver um iPad, aí deve usar uma Apple Pencil. A versão dela varia dependendo do modelo do seu aparelho.

 

Por exemplo, a Apple pencil de primeira geração funciona com iPad Pro de 10,5 polegadas e o iPad Mini de quinta geração. Já a Apple pencil de segunda geração é a ideal pra iPad mini de sexta geração e o iPad Air da quarta geração e as que vieram depois. Por isso, é importante conferir direitinho com a fabricante a compatibilidade, combinado?

 

Ah, vale a pena conferir se a marca do seu tablet conta com canetas específicas. É o caso da S Pen, da Samsung, por exemplo. 

 

Bateria de longa duração para horas de criação

Pra você conseguir desenhar, anotar e usar o seu tablet por muitas horas, a bateria tem que dar conta, né? Por isso, precisa ficar de olho pra escolher uma que dure bastante! 

 

Dá uma conferida na capacidade dela, na tecnologia e se o equipamento é econômico também. Um exemplo é o Galaxy Tab S8 5G, que traz uma caneta S Pen de última geração e uma bateria de 8.000 mAh, ou miliampere-hora. O Tablet Xiaomi Pad 5 vai um pouquinho além e tem 8720 mAh. Esse não vem com o acessório pra desenhar, mas pode usar modelos de outras marcas. 

 

Apps de desenho e anotações para dar vida às suas ideias

Depois de conferir a capacidade do tablet e da caneta, é hora de olhar qual é o aplicativo ideal pra sua necessidade. 

 

O ProCreate é bastante famoso por ser compatível com vários modelos de iPad. É fácil de usar pra desenhar, pode usar camadas e arrasa nas ferramentas de pintura. E, se você quiser compartilhar toda a etapa do desenho, dá pra gravar o que acontece na tela também. 

 

Outras opções bem legais pro seu tablet com caneta são:

 

ArtFlow: um destaque desse app são os mais de 80 pincéis, manchas e preenchimento dele. A compatibilidade com canetas de pressão também é boa, já que vai deixar sua arte muito mais bonita. 

 

Notability: pra quem precisa de um app de anotação cheinho de recursos, é ótimo. Ele conta com gravação de áudio, escrita à mão, digitação, anotações em PDF e organização de documentos, por exemplo. Além disso, funciona com sistema operacional Android e iPadOS.

 

Gostou? Agora, que tal escolher o tablet com caneta ideal pra você aqui no Magazine Luiza, hein? Dá pra achar acessórios de proteção [linkar para Proteja seu tablet! Confira os modelos de capa para tablet para preservar seu equipamento] pra ele e até tablet infantil pra criançada se divertir também.

 

Saiba mais

Precisando também de um teclado pro seu tablet pra deixar o uso dele ainda mais simples? Na matéria Como escolher o teclado ideal para o seu tablet [linkar para o texto Como escolher o teclado ideal para o seu tablet] eu que tenho dicas pra te ajudar na escolha.

 

Qualquer que seja o seu modelo de aparelho, vale a pena deixar com segurança extra. É só baixar um antivírus. O Avast é uma boa pedida e tá disponível pra Android. Também tem um app específico pra iOS focado em privacidade e segurança que vale a pena conhecer.

 

Ah, o Lu Conecta tá à disposição se precisar de uma ajudinha com o tablet e outros eletrônicos!