Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Confira os segredos do Risoto

Confira os segredos do Risoto

Muito mais que um prato improvisado, veja como saborear o melhor Risoto

Aparelho de Jantar

Atualizado em 22 Mai 12

2 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Muita gente acredita que o risoto é um prato feito na base do ?improviso?. Há quem diga até que ?o risoto é um arroz que passou do ponto, ganhou outros temperos e se transformou em outra coisa?. Piadas à parte, quem sabe cozinhar e realmente entende de gastronomia sabe que, para preparar um bom risoto, é preciso ter habilidade, conhecer alguns segredos importantes e ter à mão os ingredientes certos. Fazer um risoto, porém, não é exatamente algo complicado. Algumas receitas simples e práticas desse prato podem ser preparadas em apenas 20 minutos!

Para ajudar no preparo, é sempre bom ter na cozinha alguns utensílios básicos. Mas se quiser ganhar tempo, a dica é usar uma dessas panelas especiais para arrozque aceleram o processo de cozimento. O primeiro passo do risoto perfeito está na escolha do arroz. Os tipos mais usados são o arbóreo e o carnaroli. Houve uma época em que o primeiro tipo, que contém mais amido, era mais popular, quando os risotos tinham um aspecto viscoso. Hoje, o risoto é um prato mais leve, que usa um arroz mais solto, justamente o tipo carnaroli, que contém menos amido.

Após escolher o arroz, vem a etapa da ?tostatura?, isto é, a torra das cebolas e do arroz. É importante não deixar que nenhum dos dois ganhe um tom amarronzado, para não alterar a reação do amido, fundamental para a textura do risoto. Em seguida, com a ajuda de uma concha, acrescente vinho branco, aos poucos. Nesse momento, os grãos de arroz devem estar bem quentes, de forma que o vinho provoque um ?chiado? na panela.
 
O vinho ajudará a produzir uma espécie de ?caldo? do risoto, que deve ser mantido em ponto de fervura. Alterne as conchas de vinho com pausas para misturar os ingredientes. Isso ajuda a liberar o amido do arroz, que dá a textura cremosa ao risoto. Misture o risoto aos poucos, continuamente, durante 15 minutos. Em seguida, retire a panela do fogo e junte uma colher 
de manteiga e um punhado de queijo parmesão, a gosto. Para dar um sabor mais sofisticado ao seu risoto, você pode usar um ralador de queijo.

Antes de servir, não se esqueça de provar o risoto e verificar a necessidade de corrigir algum tempero. Você pode servir o risoto direto nos pratos individuais ou, se preferir, usar um refratário.

Tradicionalmente, o risoto é um prato que deve ser consumido sempre bem quente. Bom apetite!