Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Acess point e roteador: tem diferença?

Acess point e roteador: tem diferença?

Descubra o que cada aparelho faz!

Equipamento de Rede

Atualizado em 4 Ago 20

2 min de leitura

Gente, o roteador e o access point são dois aparelhos muito úteis que servem pra enviar internet sem fio pra smartphones, notebooks e outros equipamentos, viu? Só que tem uma diferença entre eles! Se quiser descobrir qual, vem comigo que eu te mostro!


Roteador: recebe o sinal pelo modem e envia


Olha, o roteador é um dispositivo que funciona como se fosse uma ponte, tá? Ele fica ligado por cabo no modem, recebe o sinal de internet, e envia pela rede Wi-Fi pras máquinas que podem se conectar!


Alguns roteadores são 2 em 1, ou seja, também funcionam como modem. A vantagem é que você precisa de menos cabo e espaço em casa!


Cada roteador tem uma velocidade máxima. Um de 150 mbps, ou Megabytes por segundo, não alcança a mesma velocidade de sinal do que modelos de 300 mbps! Por isso, tem que escolher o ideal levando em conta a internet que contratou aí na sua casa ou escritório, tá?


Também é bom saber que a quantidade de antenas que tá no roteador ajuda a melhorar a qualidade do sinal, evitando que fique fraco em algum cômodo mais longe dele!


E o legal é que o roteador também deixa que esses aparelhos conectados se comuniquem, sabia? Por exemplo, se tiver uma Smart TV, dá pra usar o celular pra controlar ela. Demais, né?

Esse roteador é de alta potência porque tem 1200 mbps de velocidade e 4 antenas


Access point: aumenta a cobertura da rede Wi-Fi


Agora, quando o sinal do Wi-Fi tá muito fraquinho em certos cômodos ou espaço do escritório, você tem algumas opções de aparelho pra usar. Uma delas é o access point! Ele é um tipo de repetidor de sinal, mas que usa cabos.


Pra você entender a diferença, o repetidor convencional vai conectado na tomada e apenas dá uma força pro sinal ir mais longe. Já o access point faz isso puxando a internet direto do cabo, pra deixar ela mais estável!


O access point costuma ser usado em empresas, porque vários computadores e notebooks ficam conectados à internet. Um único aparelho pode aguentar mais de 60 pessoas navegando e baixando arquivos! Uau!


E pra você acertar na escolha, fica de olho na velocidade desse dispositivo. Ela precisa ser igual a do roteador!

O access point pode ser instalado na parede ou teto


Precisando de roteador e access point? Aqui no Magazine Luiza tem muitos modelos desses dois equipamentos!


Saiba mais:

 

É fácil controlar a rede de internet sem fio da sua casa ou escritório com o aplicativo Fing no seu celular!  Ele tá disponível pra Android e iOS, viu?


Agora, se tiver procurando dicas pra deixar sua rede rápida, a matéria dicas pra melhorar o Wi-Fi vai te ajudar!


Ah, chegou a sua impressora nova e tá precisando instalar e configurar? Chama os nossos parceiros! Aqui você sabe mais sobre esse serviço e pode agendar a sua vez!