Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Amortecedor de Capô: saiba tudo!

Amortecedor de Capô: saiba tudo!

Veja como eles funcionam e se o seu carro tem!

Autopeças

Atualizado em 31 Mai 19

2 min de leitura

Gente, o amortecedor de capô deixa a hora de dar uma olhada no motor, reabastecer a água do limpador de para-brisa ou ver o nível do óleo bem mais prática! Com eles, você não precisa se preocupar em segurar essa tampa pesada. Gostou? Vem comigo que eu explico direitinho como esses amortecedores funcionam!


O que são amortecedores de capô?

Os amortecedores de capô são peças retas que funcionam como uma ajuda extra pra abrir, segurar e fechar a tampa que protege o motor do carro, tá? Com esses amortecedores, que funcionam a gás, você consegue fazer isso sem precisar de muita força!

 

E oIha, dá pra escolher um amortecedor que funciona sozinho, de um dos lados do capô, ou um kit com dois. Aí é um pra cada lado, viu?


Todo carro vem com esse amortecedor?

Todo carro que vem sem esse amortecedor tem a vareta. Daí tem que segurar a tampa com uma mão e prender a vareta num ganchinho. Isso pode ser fácil pra quem tá acostumado, mas essa tampa é pesada e nem todo mundo consegue segurar!

 

O legal é que dá pra comprar amortecedores de capô, viu? Eles levantam essa tampa do carro pra que você não tenha que fazer muita força. É só levantar até a metade que eles já fazem o resto! Aí sim!

 

A mesma coisa acontece na hora de baixar. Basta puxar a tampa até a metade pra que os amortecedores coloquem o capô de volta no lugar!

 

Ah, e quando instalar o amortecedor de capô, não precisa mais usar a vareta, tá?


Por que eles são importantes?

Gente, fica bem mais fácil abrir o capô sem precisar fazer força! Nem todo mundo tá acostumado a abrir, segurar com uma mão, procurar a vareta e ainda tentar encaixar no lugar que ela fica presa.


 
E os amortecedores de capô ajudam bastante pessoas com deficiência, idosos e motoristas que ainda não têm muita experiência. É um pouco de conforto no dia a dia, né?


Esses amortecedores precisam de manutenção?

Olha, os amortecedores de capô são peças bem simples, baratinhas e que não passam por manutenção, tá? Eles duram anos, mas com o tempo podem deixar de funcionar e, nesse caso, a dica é trocar e não fazer reparos ou gambiarras!

 

Pra saber se tá na hora de trocar, você só precisa fazer alguns testes! Dá uma olhada em como fazer isso:

 

- Abrir o capô pra ver se tá fazendo muita força.
- Ouvir se na abertura máxima tem um barulho nas dobradiças.
- Soltar o capô pra ver se ele fica aberto e não volta.
- Levantar o capô até a metade pra ver se fecha sozinho.

 

Fez os testes e aconteceu alguma dessas coisas? Então tá na hora de trocar os amortecedores de capô, viu?
Você encontra esses acessórios pra cada modelo de carro ou no tipo universal, que serve pra todos! Adorei!


Seu carro também tem outros amortecedores, sabia? Dá uma olhadinha aqui  que eu te conto quais são e ainda dou umas dicas de como cuidar deles!


E se tiver precisando de serviços automotivos pro seu carro, dá pra contratar com nossos parceiros, é só clicar

aqui pra saber mais!

 

Vem ver os melhores amortecedores de capô pro seu carro aqui no Magazine Luiza! Aproveita!