Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Aparelhos hospitalares: tipos

Aparelhos hospitalares: tipos

Saiba como os equipamentos médicos podem cuidar da saúde dos pacientes

Hospitalar

Atualizado em 16 Jul 20

2 min de leitura

Gente, os equipamentos hospitalares são usados por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais da saúde pra descobrir, acompanhar e tratar doenças. Eles são fundamentais em hospitais, clínicas e consultórios. Quer conhecer quais são? Então, vem comigo!


Equipamentos essenciais


Oxímetro: esse aparelho serve pra colocar no dedo e mostrar se o nível de oxigênio no sangue tá bom. O oxímetro é muito importante pra ajudar a descobrir problemas respiratórios graves, como a pneumonia.


Eletrocardiógrafo: o aparelho ajuda a mostrar se tem alguma coisa errada no coração de adultos e crianças. Ele é usado em clínicas e hospitais pra fazer um exame chamado ECG, que acompanha como está o ritmo das batidas cardíacas.


Detector fetal: já pros bebês que ainda tão na barriga da mãe, tem o  detector fetal portátil, que ajuda o médico a ouvir o som do coração do feto. Alguns modelos vêm até com fone de ouvido e gravam os batimentos do bebê. Legal!


Estetoscópio: é um dos aparelhos mais antigos usado por médicos em consultórios pra ouvir o coração. Ele também ajuda a ver se a respiração tá boa e se os pulmões tão sem muco, viu?


Oftalmoscópio e otoscópio: pra realizar exames do olhos, tem o oftalmoscópio, e pro ouvido, o otoscópio. Os dois ajudam no atendimento do paciente porque aumentam a imagem dessas partes do corpo pro médico ver detalhes, e ajudar a encontrar algum problema!


BiPAP, CPAP e VPAP: pros problemas respiratórios, o BiPAP, o CPAP e o VPAP ajudam a melhorar a passagem de ar pros pulmões. Eles são feitos pra quem ronca ou tem apneia do sono, que é quando a respiração para por alguns segundos durante a noite.


Lanterna clínica: essa lanterna ajuda a iluminar partes do corpo, como a garganta, em exames realizados no hospital, clínicas e até consultórios. Como é pequena, não incomoda o paciente, mas ajuda muito o médico!

O estetoscópio é usado pelo médico pra checar o coração e pulmões


Aparelhos pra hospitais


Agora, alguns equipamentos são exclusivos pra hospitais porque precisam de profissionais especializados pra mexer neles. É o caso da autoclave, do aspirador e da seladora. Eles são muito importantes pra garantir a assepsia de instrumentos em casos de cirurgias.


Um equipamentos pro coração indispensável nas emergências médicas é o desfibrilador. Se por acaso o paciente sofrer uma parada cardíaca, o aparelho dá choques pro coração voltar a bater. Ele também pode ser colocado dentro de ambulâncias.


O sugador é outro equipamento pra hospitais, apesar que tem a versão pro consultório de dentista. Em cirurgias, quando o paciente tá sedado, esse equipamento suga a saliva que vai se acumulando na boca.


Ah, a cadeira de rodas, a maca, a mesa cirúrgica e cama hospitalar são tipos de móveis que também são considerados equipamentos hospitalares porque precisam respeitar normas da Vigilância Sanitária. Neles os pacientes são transportados e tratados com conforto e segurança!


Procurando equipamentos hospitalares? Aqui no Magazine Luiza você encontra tudo que precisa!


Saiba mais


Quer conhecer mais sobre os cuidados com os equipamentos médicos? Dá uma olhada nessa matéria aqui, eu te conto tudo!