Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Aprenda a montar um PC Gamer

Aprenda a montar um PC Gamer

Eu te dou várias dicas pra você saber quais acessórios escolher!

Computador e All in One

Atualizado em 28 Jun 23

5 min de leitura

 

Tá querendo montar um PC gamer completo ou equipar seu notebook gamer com os melhores acessórios? Pra garantir muitas horas de partidas divertidas pra você, eu preparei uma listinha falando sobre cada parte de um computador pra jogos! Agora, quer saber como montar o seu? Então, vem comigo que eu te conto tudinho!


Placa de vídeo


A placa de vídeo é o componente que controla a exibição de vídeo na tela do notebook gamer ou computador gamer. Ela pode ser de dois tipos, viu? Tem a dedicada e a embutida.


Uma dica: pra quem quer um bom computador gamer, que rode os jogos mais atuais, o ideal é investir numa com 2GB de memória e velocidade mínima de 1000 MHz.


Processador


Outra coisa que você deve ficar de olho na hora de montar o seu notebook gamer ou PC gamer é o processador, tá? A escolha dele deve ser feita junto com a placa de vídeo, pois ele precisa ser tão potente quanto ela.


Pra verificar isso, veja o modelo do processador e a quantidade e frequência de memória RAM. Se o processador tiver pouca quantidade de memória RAM, de nada vai adiantar comprar uma placa de vídeo potente.


Ah, pra um notebook ou PC gamer, o processador deve ter, no mínimo, quatro núcleos. A frequência ou clock dele, que é medida em GHz, precisa ser maior que 3, ou seja, 3 GHz.


Memória RAM

O mínimo recomendado de memória RAM pra um bom PC ou notebook gamer é de 8GB, viu? Assim, fica mais fácil jogar games atuais sem lentidão ou travadinhas chatas!


Monitor Gamer

A tela é outro acessório muito importante pra quem gosta de jogar, né? Na hora de escolher um monitor gamer, o ideal é optar por um com taxa de atualização acima de 120 Hz e resolução Full HD no mínimo. Também tem modelos 4K, que é a melhor qualidade de resolução, se você quiser! E isso vale pra notebooks gamer também!


E, nem sempre o monitor maior é o melhor, tá? Leve em conta a distância que você vai ficar da tela. Se ela for grande demais e você ficar muito perto, pode acabar cansando seus olhos.


Os games que você mais gosta costumam ser muito coloridos ou um pouco escuros? Pra jogos coloridos, prefira monitores com tela LCD. Já pros mais escuros é melhor o modelo LED.
 

Esse monitor gamer tem formato de cinema e tela de 34 polegadas


Teclado Gamer

Na hora de montar o seu PC ou complementar seu notebook pra jogos, você também pode escolher um teclado gamer. Se você quer participar de qualquer partida, mesmo em jogos de ação que pedem que decisões sejam tomadas bem rápido, invista num modelo mecânico com sistema anti-ghosting, tá?


Ah, dê uma olhadinha no tempo de resposta dele! O ideal é que ele seja mais rápido que um teclado comum, que responde a seus comandos entre 0,008 e 0,010 segundo depois que você aperta a tecla.


Mouse Gamer

O mouse também é um acessório importante na hora de montar o seu notebook ou PC gamer. Então, escolha o seu de acordo com a sensibilidade dele!


A sensibilidade de um mouse é medida em DPI. Quanto maior é o número dela, mais sensível o mouse fica. Na hora de escolher o seu, você pode optar pelo mouse gamer que permite a configuração da DPI, porque cada jogo pede uma sensibilidade diferente, né?


Um mouse comum, pra você ter ideia, tem entre 400 e 600 DPI. Entre os mouses gamers, têm modelos que chegam a 3000 DPI. Uau!


O tempo de resposta do mouse gamer também é importante, viu? Ele mostra a velocidade entre o comando que você mandou e a resposta do PC ou notebook gamer. Os modelos comuns têm, geralmente, 125 Hz. Os modelos pra jogos vão de 250 a 1000 Hz. Alguns mouses também te deixam configurar isso!


Ah, uma boa opção é comprar um kit teclado e mouse gamer, pois eles vêm com potências parecidas e o mesmo visual!


Mouse Pad Gamer


Pra alcançar resultados incríveis nos games, vale a pena ter um bom mouse pad gamer! Se você quiser um mais macio, prefira o modelo soft mat. Já o hard mat é pra quem prefere usar o mouse sobre o mouse pad mais rígido.


A parte em que o mouse desliza também faz diferença. A superfície do tipo speed é melhor pra jogos de tiro em primeira pessoa porque deixa o movimento do mouse mais rápido. Já a superfície do tipo control tem mais resistência, ideal pra jogos que pedem menos movimento e mais precisão.
 

Mousepad com superfície lisa ideal pra jogos de tiro em primeira pessoa


Gabinete Gamer

Se você tá montando um PC gamer, vai precisar de um gabinete cheio de estilo pra sua CPU! Gabinete é aquela caixa preta, retangular, em que ficam guardadinhas as peças do computador.


Quando o gabinete é grande, ele tem mais espaço pra guardar todos os componentes do PC gamer. Isso é bom se você pretende equipar ainda mais o seu computador no futuro! Assim, se quiser colocar uma fonte de alimentação ou placa-mãe maior, já tem espaço garantido!


Outra coisa importante é o sistema de refrigeração do gabinete gamer, viu? Além do cooler, alguns gabinetes têm janelas laterais que facilitam a saída do calor acumulado e evitam que as peças fiquem aquecidas demais. O gabinete também precisa de portas USB, HDMI e pra outros acessórios que você deseja colocar!


Headset Gamer

Os headsets, que são fones de ouvido com microfone, deixam as partidas ainda mais legais! Alguns tem qualidade de som estéreo ou até surround, que capricha nos barulhinhos mais graves.


Se você quer investir no melhor headset gamer, prefira um com cancelador de ruídos, almofadas pras suas orelhas e, pelo menos, 50 miliwatts de potência! Assim, você vai ouvir cada detalhe do jogo e ter uma diversão bem legal, viu?


Cooler Gamer pra Notebook


No caso do notebook gamer, pra que ele não esquente muito, você pode comprar um acessório chamado cooler! Ele vem numa base e ali ficam ventoinhas que ajudam a resfriar sua máquina.


Na hora de escolher, basta observar o tamanho do cooler pra ver se ele é compatível com o seu notebook gamer. A medida dele vem em polegadas e precisa ser igual ao tamanho da tela do seu notebook, tá?


Óculos de realidade virtual pra Notebook e PC Gamer

A realidade virtual, ou VR, também chegou no mundo dos games pra computador, sabia? Pois é! Com um headset e óculos de realidade virtual pra notebook e PC gamer, você consegue jogar como se tivesse dentro do game!


Antes de comprar o seu, é importante ver se o seu computador tem as configurações mínimas pra usar o acessório escolhido!


Cadeira Gamer

Pra ter mais conforto durante as partidas, sem dores nas costas ou pulso formigando, uma boa cadeira gamer pode fazer toda a diferença!


A cadeira gamer precisa se ajustar ao seu corpo, tendo apoios pra braços com regulagem de altura. O encosto pra cabeça também é importante, porque deixa o pescoço descansar, viu? Então, fica de olho nisso quando for escolher a sua!