Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Arte marcial à brasileira

Arte marcial à brasileira

Exercício completo, Jiu Jitsu nasceu na Índia e renasceu no Brasil

Artes Marciais

Atualizado em 21 Out 11

2 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Esqueça a ideia de Jiu Jitsu como esporte de pitboys e valentões em geral. A modalidade é muito mais do que isso.  Se praticada da maneira e com espírito correto, ela pode trazer enormes ganhos para o corpo e alma do praticante.  Mas, antes, um detalhe: essa arte marcial foi inventada na Índia, há séculos, mas foi reinventada no Brasil pela família Gracie. Tanto é assim que a maioria das academias, pelo menos no Ocidente, diz ensinar o Gracie Jiu Jitsu em vez de apenas Jiu Jitsu.

Desde então essa modalidade - meio oriental, meio brasileira ? vem ganhando muitos adeptos pela sua capacidade de mesclar defesa pessoal com exercício de alto desempenho.  Um típico treino de Jiu Jitsu inclui pelo menos 15 minutos de aquecimento, com corrida e exercícios, como flexões e abdominais. Em seguida, vem o aprendizado e a prática dos movimentos por, em média, 45 minutos, seguida de simulação de luta.

Essa rotina traz para a vida do praticante um gasto calórico que pode variar de 500 até 1.500 quilocalorias por aula. Também diminui o stress, serve de defesa pessoal para homens e mulheres, ajuda a desinibir tímidos e acalmar agitados e ansiosos, aumenta a auto-estima, trabalha e define grupos musculares como os braços, abdômen e quadril, aumenta a resistência do organismo, acelera o metabolismo, melhora a capacidade cardiovascular e respiratória e, ainda, aumenta a flexibilidade, a coordenação motora e os reflexos.

Os resultados começam a ser sentidos mais intensamente entre 4 a 6 meses de prática do esporte, com uma freqüência mínima de três vezes por semana. Esse período pode ser diminuído se associado a boa alimentação e outros cuidados com o corpo.

A prática dessa modalidade é indicada para os mais variados públicos, a partir de 5 anos até a terceira idade, especialmente às pessoas que queiram aumentar a capacidade cardiovascular, evitando riscos futuros de problemas cardíacos ou respiratórios. O esporte também é indicado para crianças, desde que a prática seja ministrada de acordo com a capacidade física e o discernimento delas.

Para evitar dúvidas, é sempre bom consultar um médico antes de começar a praticar qualquer exercício.  Também é bom escolher um quimono confortável e resistente, como os disponíveis no magazineluiza.com!