Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Autorama: paixão por automobilismo

Autorama: paixão por automobilismo

Veja as dicas para escolher o mini-circuito de corrida mais adequado para seu filho

Brinquedos Clássicos

Atualizado em 22 Set 12

2 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

O autorama é uma mini-pista de corrida que possui faixas fixas por onde correm carrinhos em miniaturas, semelhantes aos de Fórmula 1. Considerado um esporte automobilístico, atrai pessoas apaixonadas por velocidade em competições no mundo inteiro. Mas existem modelos de autoramas profissionais e infantis. Por isso preparamos um pequeno guia para os pais que desejam dar este brinquedo aos filhos.

Por que comprar?
O autorama estimula a concentração, o reflexo e a coordenação motora da criança. A maioria dos modelos tem no mínimo dois carros
, por isso é uma ótima opção de jogo entre irmãos ou pais e filhos.

Dicas de segurança
Como o autorama
é formado por diversos componentes em miniatura, é preciso ter cuidado com as crianças menores. Uma boa dica para prevenir sufocamento, é observar se as peças são maiores do que o pulso da criança. Se as peças forem menores é porque o brinquedo não  é indicado para a faixa etária do seu filho. Também é fundamental que os pais escolham apenas autoramas com selo do INMETRO.

Modelos de autoramas infantis para diferentes faixas etárias:

? A partir de 3 anos: esta é a idade mínina para a brincadeira. Os modelos fabricados para esta faixa etária são feitos de plástico atóxico e montados com peças maiores para evitar acidentes. Uma dica de autorama para os pequenos é a Pista Temática Circuito Médio , da Yellow, que reproduz um dos cenários dos campeonatos do filme Carros 2.

? De 4 a 5 anos: crianças dessa faixa etária têm um interesse natural por brincadeiras que simulam as atividades dos adultos, por isso se divertem tanto com brinquedos de transporte, como triciclos, carros e autoramas. Entre os modelos de pistas mais interessantes para crianças acima de 4 anos estão o Super Loop e o Skyhigh Speedway, ambos da linha Hot Wheels, da Mattel.
 
? Acima de 6 anos: A partir dessa faixa etária, as crianças possuem mais habilidades físicas e cognitivas, assim podem se divertir em pistas de autorama com layout mais elaborado, com retas, curvas comuns e inclinadas e looping. Exemplo de autorama com traçado mais realista e emocionante é a Pista Elétrica Homem Aranha Go
, da Carrera, que permite diversas manobras e acrobacias.

Gostou da brincadeira? Encontre outros modelos de autoramas infantis no Magazine Luiza e divirta-se com a criançada.