Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Barbear momento indicado

Dicas aos principiantes para realizar um barbear de causar inveja aos mais experientes

Medicamentos

Atualizado em 1 Out 9

2 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Os filhos crescem e com isso, a partir dos 12 anos, vem a adolescência . E com ela, além dos questionamentos, inseguranças e desafios típicos da fase, uma corrida longa se inicia tendo como ponto de partida a pele de bebê e a chegada do rosto de homem, de preferência com uma espessa e bem tratada barba.

Passada a fase de encantamento inicial, a realidade se apresenta e o que era expectativa vira um ritual diário (ou semanal) envolvendo cremes, espumas e barbeadores. E todo homem lembra da época de garoto e constata que fazer barba todos os dias cansa.

E o que desagrada muitas vezes é feito de qualquer jeito. Resultado: pelos encravados e irritações na pele. Por isso, selecionamos dicas simples para transformar a obrigação em prazer e o resultado em surpresa, com sua pele sempre limpa e apresentação pessoal impecável.

- O momento mais indicado para se fazer a barba é após o banho: Sem a oleosidade e resíduos na pele a lâmina de barbear ou o barbeador elétrico deslizam muito mais facilmente.

- Barba cerrada: Amacie os pelos colocando uma toalha quente sobre o rosto por 30 segundos. Isso facilita também o deslizamento das lâminas.

- Ao passar o gel ou creme de barbear: Massageie a região da barba em círculos de um lado para o outro e de cima para baixo. Isso ajuda a cortar o pelo mais rente.

- A melhor ordem para se barbear: Primeiro pelas laterais do rosto, onde a pele é menos sensível e depois queixo e bigode, onde os pelos demoram mais para amolecer.

- Sempre passe o aparelho na direção de crescimento dos fios: Para baixo nos pelos que crescem para baixo e para cima naqueles que crescem para cima. Embora fazer a barba na direção oposta resulte num barbear um pouco mais rente, irrita muito a pele e favorece o aparecimento de pelos encravados.

- Ao terminar, aplique a toalha quente: Novamente para retirar o que restou do creme de barbear.

- Enxágue o rosto com água fria para fechar os poros.

- Aplique uma loção pós-barba: Sem muito álcool para não irritar ou ressecar a pele.

- Mantenha seu aparelho sempre em dia: Troque as lâminas do aparelho manual a cada três ou quatro barbeadas e no caso dos barbeadores elétricos, a cada dois anos (em média) substitua as cabeças giratórias. 

- Para quem tem pelo com acne: Cuidado para não cortar os pontos lesados disseminando a bactéria. É aconselhável substituir a loção pós-barba por um antibiótico na forma de gel.

Barbeadores elétricos, capítulo a parte

Eles irritam menos a pele, barbeiam mais rapidamente e ainda são mais indicados para peles com foliculite (processo inflamatório nos folículos), pois diminuem o risco a lesões e cortes. No entanto, dado a seu funcionamento por cabeças rotativas, têm todo um método diferente para ação. As dicas básicas continuam as mesmas (toalhas quentes, barbear após o banho) mas é importante lembrar que:

- Você deve mover as cabeças de corte sobre a pele, fazendo movimentos retos e circulares;
- Os melhores resultados são obtidos com a pele seca;
- Alguns tipos de pele levam de duas a três semanas para se adaptarem ao sistema dos barbeadores elétricos.

Para a barba ficar mais grossa é só raspar todo dia?

Raspar a barba todo dia não vai estimular o crescimento de novos pelos nem engrossar os que já existem, pois isso não afeta a raiz do pelo, responsável pelo seu desenvolvimento. O que acontece é que próximo a raiz o pelo é mais grosso e vai afinando a medida que cresce. Logo, quando cortamos todos os dias, os pelos sempre ficam com a parte mais grossa aparente.