Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Bicicleta importância das marchas

Bicicleta importância das marchas

Entenda cada peça da bicicleta e comece a pedalar!

Vestuário Esportivo

Atualizado em 1 Out 9

2 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Pedalar é uma excelente opção para quem gosta de se exercitar ao ar livre, aliando os benefícios da atividade física com o bem estar proporcionado pela natureza e sem os custos de uma academia, por exemplo. Se você deseja usufruir de todas as vantagens que uma bicicleta proporciona, é importante conhecê-la e ter alguns cuidados durante a prática dessa modalidade.

Para acertar na escolha da bike, é importante conhecer as partes que compõem este equipamento:

- Guidão: equipamento usado para controlar a direção da bicicleta;
 
- Manete: equipamento utilizado para frear a bicicleta com as mãos;
 
- Freio v-brake: equipamento responsável por frear a bike, quando o manete é acionado;
 
- Coroa e catraca: peças dentadas responsáveis pela movimentação da bicicleta;
 
- Corrente: esta peça interliga a catraca e a coroa. Sua função é movimentar a roda traseira, quando acionada pelo pedal;
 
- Pedivela: peça responsável para girar a roda traseira, assim que pressionado o pedal ela funciona como alavanca para a locomoção da bike;
 
- Pedal: apoio dos pés para pedalar;
 
 - Selim: apoio para o ciclista sentar-se, é o banco da bicicleta;
 
- Canote: suporte que segura o selim e tem regulagem para a altura do ciclista.

O mais recomendado é que a bicicleta seja ajustada de acordo com o seu tipo físico. Ela deve ter o banco regulado para garantir maior conforto durante as pedaladas e o esforço adequado. Os equipamentos de proteção também são fundamentais (capacete, joelheiras e cotoveleiras) para evitar pequenos acidentes que podem estragar o passeio. E, procure andar na faixa destinada aos ciclistas, se a sua cidade disponibilizar este espaço.

Sobre as marchas

Uma bicicleta com marcha significa mais conforto e maior aproveitamento de suas pedaladas. Sua função é possibilitar a escolha do modo mais confortável para pedalar durante os vários planos do percurso.
 
A quantidade de marchas determina o número opções de velocidade você terá. Normalmente, não utilizamos um número grande de marchas. Na verdade, o que importa em se tratando de marchas, é o uso para o qual ela se destina, não seu número.

O número necessário de marchas em seu equipamento vai depender de seu condicionamento, seu conhecimento e, principalmente, do terreno onde você vai pedalar. Quase todos os modelos disponíveis no mercado apresentam marchas. Mas para utilizá-las corretamente, é importante ter alguns cuidados:

- Para se entender com as marchas, tente manter o ritmo da velocidade média no giro das pernas (cada volta que você dá com seu pedal). Isto vai evitar que você se canse sem necessidade, mantendo a constância.

- Se o ritmo estabelecido começar a variar muito, mude para uma marcha mais adequada àquele momento.

- Se você for iniciante, escolha as marchas usando apenas o câmbio traseiro (referente à mão direita). Não se esqueça de mudar a marcha somente quando você estiver pedalando.
 
- Evite cruzar a corrente e não engate a coroa maior na frente com relação a maior de atrás ou a coroa menor na frente com relação a menor atrás.

E não deixe de relaxar e aproveitar estas descobertas que, além de tornar seu passeio mais agradável, diminuirá a possibilidade de acidentes!