Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Cardápio ideal pro seu peixe de aquário

Cardápio ideal pro seu peixe de aquário

Conheça as dicas e os cuidados com a alimentação do seu peixinho

Peixes

Atualizado em 31 Ago 17

2 min de leitura

Peixes de aquário são ótimos pets, né? Afinal, um dos poucos cuidados que se precisa ter é com a alimentação. Por isso, é muito importante ter uma ração adequada, em quantidades apropriadas e em horários certinhos.


Tipo de ração

Bom, pra começar, você precisa escolher a ração ideal pra espécie do seu peixe, tá? O Betta, aquele peixinho bem colorido e popular entre as crianças, tem uma ração que é só dele. Pra ter uma ideia, ele pode ficar muito mal e até morrer se alguém der outro tipo de comida.


Então, quando for ter seu peixinho, pergunte pro vendedor ou pro veterinário qual é a ração ideal pra ele.


Quantidade

Olha, o certo é colocar ração pro peixe no mínimo duas vezes por dia e, no máximo, três. No dia a dia, dá pra ver quanto o peixinho come e daí é só adaptar a quantidade, sem deixar faltar ou sobrar muito, tá?


Não tem um horário certinho pra dar comida pra eles, viu? Depende muito da espécie.


Mas faz assim, nos primeiros dias coloque uma boa quantidade e vai diminuindo de acordo com o que sobrar. Só não pode deixar o peixinho com fome, né?


De qualquer forma, nas embalagens de cada ração, sempre tem uma orientação. Não se esqueça de ler, hein?


Ah, e se você tiver mais de um peixe, a dica é ver se todos estão se alimentando direitinho. Pode ser que um deles seja guloso e pegue muita comida.


Formatos e forma de servir

Tem vários tipos de rações pra peixes, e os mais comuns são: em flocos, granulada, bastão e tablete.


O ideal é espalhar os grãos por toda a superfície do aquário, ainda mais se você tiver mais de um peixe. Se colocar só de um lado, o peixinho pode não ver na hora e aí o filtro acaba levando embora toda a comida.


Já a ração em tablete é aquela que afunda e serve pra alimentar peixes como o cascudo, que só vive no fundo do aquário. Então, tente jogar sempre na direção onde ele estiver, tá?


Variando o cardápio

Às vezes, pode ser chato comer a mesma coisa todo dia, né? Pois é! Mas tem que tomar cuidado se quiser variar a ração do seu peixinho porque nem todos os tipos podem ser dados pra ele.


O bacana é combinar a ração em flocos, que muitos tipos de peixes podem comer, com alguma outra mais específica pra espécie do seu peixe. E pra evitar que seu animalzinho passe mal, o ideal é consultar o veterinário pra ver quais tipos de ração seu peixe pode comer, combinado?


Ah, e se quiser saber mais sobre tipos de ração, dá uma olhadinha nessa matéria aqui.


Quer comprar ração para peixe? Aqui no Magazine Luiza tem!