Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Cavaquinho: dicas pra escolher o seu

Cavaquinho: dicas pra escolher o seu

Ele deixa qualquer roda de samba ou choro muito melhor!

Instrumentos de Corda

Atualizado em 8 Ago 18

2 min de leitura

                   

Gente, uma roda de samba ou de choro só fica completa com um cavaquinho, né? Afinal, esse instrumento é tão tradicional quanto o violão e tem uma melodia linda! Agora, como tem alguns detalhes importantes que você tem que levar em conta na hora de escolher o seu, eu preparei um guia bem legal sobre tipos de cavaquinhos. Vem ver!


Acústico ou ligado na caixa de som

Cavaquinho Acústico - Olha, o cavaquinho acústico é um modelo muito usado por quem tá aprendendo a tocar, tá? Isso porque ele costuma ser mais em conta! E se você tem a intenção de se apresentar pra poucas pessoas, pode investir nesse cavaquinho.  Agora, se uma vez ou outra precisar fazer apresentações maiores, é só colocar um microfone na frente dele.

                  

O cavaquinho acústico é ótimo pra começar a aprender a tocar o instrumento

Cavaquinho Eletroacústico - Tem também modelos de cavaquinho eletroacústico e elétrico, viu? A vantagem deles é que os dois podem ser ligados direto em amplificadores, o que faz muita diferença em shows em lugares grandes! Já o timbre desses modelos pode mudar bastante dependendo como cada marca faz e também com que tipo de madeira foi usada pra fazer o cavaco, tá?

Ah, tanto o cavaquinho acústico como o elétrico, podem ser tocados com a ponta dos dedos ou com uma palheta!


Madeira usada pra fazer o cavaquinho

Como eu te falei, o tipo de madeira usada no cavaquinho também influencia no tipo de som que ele vai produzir, viu? E, além disso, ele também pode durar mais se for feito com alguns tipos delas. Por exemplo, os modelos feitos de cedro costumam destacar mais os sons mais graves do instrumento e duram bastante tempo.

Já os cavaquinhos que são feitos de compensado criam um som mais agudo, mas também têm um som lindo! Além disso, costumam ser mais em conta, o que é ótimo pra quem tá começando a aprender música e não quer fazer um investimento grande nesse início. Agora, se for escolher um desses, cuida direitinho dele porque é um instrumento que pode durar menos tempo que o de cedro, por exemplo.


E por falar em Cavaquinho, você conhece o primo dele, o Ukulele? Eu te conto mais sobre ele aqui!

Tá procurando um cavaquinho de qualidade? Aqui no Magazine Luiza tem vários modelos pra você escolher!