Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Cinco motivos para fazer agachamento

Cinco motivos para fazer agachamento

Veja como esse exercício pode trazer diversos benefícios para o seu o corpo e seu dia a dia

Fitness e Musculação

Atualizado em 12 Abr 13

2 min de leitura

O agachamento é um exercício eficaz para fortalecer e desenvolver os músculos das coxas, pernas e bumbum. Ele pode ser realizado tanto por iniciantes quanto por atletas de alto nível, variando a quantidade de carga adicional e o número de séries e repetições. Os motivos da popularidade do agachamento no meio fitness vão além dos razões estéticas, pois traz diversos benefícios para o corpo e para a realização de atividades cotidianas. Confira algumas dessas vantagens:

Estimula a produção de hormônios para desenvolvimento muscular: o agachamento envolve um número elevado de grupos musculares. Quando os músculos estão em atividade intensa, ocorre à liberação de testosterona e GH, hormônios essenciais para a construção e crescimento muscular. O resultado mais notável é nas coxas, mas todos os músculos do organismo são beneficiados por essa reação hormonal.

Corrige a postura e alivia dores na região lombar: quando você fortalece a musculatura dos membros inferiores, acaba poupando os músculos da região lombar em atividades mais pesadas. Além disso, o agachamento bem executado ajuda a alinhar a postura, evitando a aparecimento de lesões futuras. Apesar desses benefícios, o agachamento com excesso de carga ou feito aleatoriamente pode ter efeitos negativos sobre a coluna, por isso é recomendável passar por uma avaliação física individual e ter o acompanhamento de um bom instrutor durante os treinos.

Melhora a mobilidade e facilita a vida cotidiana: o agachamento é considerado um exercício funcional por ser um movimento utilizado em diversas atividades do dia a dia, como sentar, levantar, caminhar, abaixar para pegar um objeto e subir escadas.  Quem realiza esse exercício tem menos chance de sofrer com alguma lesão durante a realização dessas atividades.

Bom para quem não tem tempo: uma sessão de agachamento é tão eficaz que reduz o tempo gasto na academia, porque, além de trabalhar diversos grupos musculares, queima gordura e acelera o metabolismo. Por isso, ele deve ser inserido no programa de treinamento de qualquer pessoa que não têm tempo a perder.
Ajuda a fortalecer os músculos do abdômen. O agachamento também tonifica os músculos da região abdominal e ajuda a diminuir centímetros da cintura. Os músculos dessa região são mobilizados durante o movimento porque servem para manter o equilíbrio e a postura alinhada. Por isso, é importante sempre contrair o abdômen durante o exercício.

Com essa lista de vantagens, você terá mais motivação para encarar o agachamento dentro e fora das academias.