Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Colchão: saiba como limpar

Colchão: saiba como limpar

Limpeza que garante vida útil maior pro seu colchão

Colchão

Atualizado em 22 Mai 13

3 min de leitura

Gente, ter um bom colchão é fundamental pra uma noite de sono relaxante, né? Mas será que você sabe todos os cuidados necessários pra manter o seu colchão sempre limpinho e pronto pra uso? Afinal, a limpeza é muito importante pra evitar os ácaros, fungos, mofo e até mesmo as bactérias que podem fazer mal pra sua saúde. Vem comigo que eu tenho umas dicas pra te dar!

Com um colchão limpinho suas noites de sonos são bem mais confortáveis!


Limpando o colchão na cama de estrado ou cama box
 
- O ideal é aspirar esse tipo de colchão pelo uma vez por semana. Isso já ajuda a eliminar os ácaros e o acúmulo de poeira.

 

- Outra dica é borrifar uma medida de 50% de vinagre com 50% de água pra acabar com as bactérias! Muita gente costuma usar o álcool, mas ele não é uma boa opção, porque pode estragar a espuma!

 

- Além disso, uma solução bem simples pra manter seu colchão limpo é usar uma capa própria pra ele. Assim, você evita que o suor e outras impurezas entrem em contato direto com seu colchão. Ah, mas não esqueça de lavar essa capa uma vez por semana, tá? O bom é até usar um pouco de água oxigenada a 3% ou produtos antibactericidas na lavagem! Muito bom!

 

- E é ideal deixar o seu colchão respirar um pouco, viu? Então, depois que você levantar, abra as janelas, deixe o sol e o ar da manhã entrarem e só depois de uma meia hora arrume a cama. Assim, você evita que apareçam ácaros e mofo nele.

 

- Outro detalhe é deixar o quarto sempre bem ventilado, tá? E se a sua cama fica perto de lugares úmidos, afaste ela pra proteger o seu colchão.

 

- Agora, se você tem crianças em casa e costuma ter problemas com xixi ou vômito, a dica é preparar uma solução com uma colher de chá de desinfetante à base de amoníaco pra 1 litro de água pra limpar o colchão. E se depois de seco ele ficar com alguma manchinha ou cheiro ruim, polvilhe bicarbonato de sódio puro, espere duas horas e passe o aspirador de pó. Fácil, né?


Dicas pra quem mora sozinho

Já se você mora sozinho ou divide o quarto com outras pessoas e costuma deixar o seu colchão no chão, é ideal ter alguns cuidados a mais com seu lugar de dormir, viu? Dá uma olhadinha nessas dicas que eu preparei:


- Pra evitar que a poeira, os ácaros e o mau cheiro por causa da umidade tomem conta do seu colchão, é ideal ter um borrifador com uma misturinha de água, vinagre branco e desinfetante sem álcool pra espirrar nele de vez em quando, tá? Pra isso, use duas partes de cada um pra três de água.

 

- E quando não tiver usando o colchão, deixe ele sempre em pé, num lugar ventilado e, se possível, em cima da cama. É que a chance de pegar bactérias, poeira e ácaros é muito maior se ele ficar no chão. Então, evite ao máximo deixar ele em contato com o piso. 

 

- Agora, se o seu colchão sujou muito e ficou com cheiro ruim, a dica é preparar uma solução com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio pra uma xícara de água, e espalhar bem no colchão com a ajuda de um pano ou de uma escova de cerdas bem macias. Depois, é só deixar secar num lugar bem ventilado.

 

- E se você ficou muito tempo sem usar o seu colchão, é ideal limpar bem ele antes de deitar. Pra isso, prepare uma mistura de 2 colheres de sopa de amaciante, 3 xícaras de vinagre branco e 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio pra passar no colchão. Em seguida, deixe ele no sol por 30 minutos. Seu colchão vai ficar novinho e muito cheiroso!


Gostou das dicas? Aqui no Magazine Luiza você encontra colchões pra todos os gostos e bolsos!