Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Como escolher a agulha pro toca-disco?

Como escolher a agulha pro toca-disco?

Vem saber mais sobre os tipos desse acessório!

Vitrola / Toca-Disco

Atualizado em 21 Out 19

2 min de leitura

Sabia que a agulha é a parte do toca-discos que encaixa nos sulcos, ou ranhuras, do disco e faz com que o som saia? Pois é! Esse pontinho de diamante ou safira com base em metal é o segredo pro aparelho funcionar! Mas você sabe escolher a agulha pra toca-discos ideal? Vem comigo que eu tenho algumas dicas!


Por que a agulha é de diamante ou safira?

Olha, diamante e safira são minerais muito duros e resistentes, tá? Eles conseguem seguir os sulcos do disco e vibrar pro som tocar! Mas a qualidade do som depende também do formato da agulha, que pode mudar o tempo de duração e a força que ela faz no sulco, viu?


Quais são os tipos de agulha?

A mais em conta é a agulha esférica! A pontinha dela é a mais redonda de todas, por isso o nome! Daí esse formato deixa a agulha com menos possibilidade de vibrar dentro do sulco, então o som sai bom, mas pode ser melhor, sabe?


Outro tipo é a agulha elíptica, que tem uma ponta menos arredondada que a esférica. A vantagem é que vibra mais dentro dos sulcos e consegue ir mais no fundo deles. Isso ajuda a deixar os sons agudos bem mais nítidos! Muito bom!


Aí ela precisa ser bem cuidada pra evitar o desgaste, então fica de olho no alinhamento e no ângulo, que precisa ser retinho, combinado?


Agora, a agulha hipereliptica, também conhecida como shibata, tem uma ponta mais fininha que é ideal pra uma qualidade de som incrível e também é a mais suave pro disco. Ela dura bastante, tá?


E tem a agulha micro line, ou micro ridge, que imita a forma do cinzel, instrumento musical que grava a música no disco de vinil. Como é parecida com o cinzel, essa agulha consegue o melhor som possível! Ela é feita por computador, dura bastante e ainda cuida bem do vinil. Legal, né?


Posso escolher qualquer tipo de agulha pro meu toca-disco?

Gente, nem sempre dá pra escolher só a agulha, viu? Em alguns toca-discos, a agulha tá presa numa cápsula que fica na ponta daquele braço que leva ela até o vinil.


Já a maioria dos toca-discos vem com braços universais, ou seja, que se conectam a vários modelos de cápsulas com agulhas, tá? Então, basta escolher a cápsula com a agulha certa e colocar no lugar!


Ainda tem agulhas que vêm em cápsulas certinhas pra alguns modelos de toca-discos, então é bom dar uma olhadinha no manual do seu pra ver se é o caso, certo?


Mas em outros modelos pode ser que a cápsula não saia, apenas a agulha. E tá tudo bem, viu? Clica aqui que eu te conto como faz pra trocar!


Precisando de agulha pra toca-disco? Aproveita pra escolher a sua aqui no Magazine Luiza!