Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Como escolher sua placa de vídeo

Como escolher sua placa de vídeo

Veja dicas de como escolher bem essa peça tão importante pro seu PC!

Acessórios para Celular

Atualizado em 16 Abr 12

2 min de leitura

Sabia que a placa de vídeo é a responsável por mostrar as imagens que aparecem no seu computador? Pois é! Ela é indispensável em qualquer caso, mas principalmente se você usa muitos programas gráficos ou gosta de jogar games pesados no seu micro. E como tem muitos modelos de placas, o ideal é que você pesquise bem na hora de escolher a sua, tá? Por isso, separei algumas dicas pra te ajudar. Vem comigo!


Placas de vídeo e memória

Não adianta você comprar uma placa de vídeo com uma grande memória se o seu computador não tiver também uma boa memória RAM, que é a memória interna do PC, viu? Por isso, a dica é deixar equilibrado a capacidade de memória tanto da placa quanto do seu computador. Além disso, é bom ter um bom processador!


A placa de vídeo precisa ser compatível com o seu PC

Outro detalhe que você tem que prestar bastante atenção é se a placa de vídeo é realmente compatível com o seu computador! Vale dizer ainda que as placas de vídeo são conectadas diretamente à placa-mãe e, por isso mesmo, você deve ficar atento em quais conectores estão presentes ali no componente. Por exemplo: nos modelos mais atuais de placa-mãe são usados os encaixes PCle 16x, mas ainda existem placas que usam AGP e PCI 3.0. Então, cheque seu computador antes de comprar a placa de vídeo, tá?


Outras dicas

Ah, e não esqueça de que se você usa o computador mais pra tarefas simples do dia a dia, não tem necessidade de comprar uma placa de vídeo mais sofisticada. A placa de vídeo que já vem no seu PC é suficiente, viu?


Mas se o seu caso for trabalhar com design gráfico, fotos, edição de vídeos ou qualquer outra função que seja ligada diretamente à imagens, comprar uma placa de vídeo mais moderna e com capacidade maior é ideal! Sem contar que pros amantes de games, uma placa de vídeo potente é mais do que indicada.


E, dependendo do programa, você não consegue usar se não tiver a placa certa, viu? Na dúvida, sempre olhe as configurações mínimas exigidas em cada um deles. Se você quiser entender mais sobre a placa de vídeo, leia esse post aqui!


Gostou das dicas? Aqui no Magazine Luiza você encontra a placa de vídeo certa pro seu computador! É só escolher!