Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Como limpar a cascata de chocolate

Como limpar a cascata de chocolate

Aprenda como fazer a manutenção certinha da cascata depois de usar

Kits

Atualizado em 13 Nov 18

2 min de leitura

Gente, chocolate já é uma delícia e caindo de uma cascata parece que fica ainda melhor, né? É por isso que a cascata de chocolate sempre faz sucesso, seja nas festas em casa ou nos eventos de quem trabalha profissionalmente com ela. Mas você sabe limpar a sua depois do uso? Se bateu uma dúvida, calma, que eu preparei um guia pra te ajudar. Olha só!


Limpeza da cascata caseira

A cascata caseira é mais fácil de limpar porque as peças dela são pequenas e fáceis de desmontar. É só esperar o aparelho esfriar primeiro, tá?


Daí, tire o plugue da tomada e desmonte a torre da cascata, que é a parte por onde o chocolate cai. Lave em água morna e com um detergente neutro pra desgrudar o chocolate seco. Se tiver muito difícil de sair, a dica é deixar as peças de molho em água quente antes de lavar.


A bandeja, onde o chocolate cai, pode ser limpa com uma esponja bem macia e algumas gotinhas de detergente. Em seguida, é só passar um pano úmido até que todo o sabão saia, e finalizar com um pano seco. Ah, e use o pano seco nas partes elétricas como o fio e a base, que nunca devem ser molhadas pra não estragar, tá?


Depois, é só montar tudo de volta na base. Pronto! A cascata de chocolate já tá prontinha pra ser usada outra vez!

A cascata caseira tem a parte da queda desmontável


Limpando a cascata profissional

Limpar a cascata de chocolate profissional também é fácil! Comece garantindo que ela tá desligada da tomada. Depois, com uma espátula, raspe o chocolate das canoplas, que são aquelas dobrinhas por onde o chocolate escorre. Tente fazer isso enquanto o doce ainda estiver mole, viu? Daí, tire as sobras da bandeja usando uma colher ou uma concha que fica mais fácil.


Em seguida, quando a cascata tiver totalmente fria, desenrosque o tubo e as canoplas. Pra lavar essas peças, use água quente com detergente neutro. E nas outras partes da cascata use um pano úmido. Ah, e se precisar tirar crostas mais duras, use uma esponja macia com algumas gotas de detergente neutro. Depois de secar tudo, é só montar e usar!


Dicas importantes:

- Sempre limpe a sua cascata logo depois de usar. Não guarde ela suja nem com restos de chocolate pra não prejudicar o equipamento.

- Nunca use outros produtos que não sejam detergente neutro pra limpar, porque eles deixam gosto e cheiro no chocolate.

- Pra garantir que todo o detergente saiu da bandeja, lave o pano úmido e passe de novo quantas vezes precisar, até garantir que não ficou mais nada, tá?

- Nas partes onde você precisar usar uma esponja, escolha sempre a de limpeza macia. Palhas de aço e outros tipos podem riscar as partes do equipamento.

- Nas cascatas profissionais não use produtos químicos que podem corroer o aço e sempre seque muito bem todas as partes antes de usar ou guardar. Isso evita ferrugem, viu?


Agora, quer dicas de como usar a sua cascata nos eventos? Então dá uma espiadinha aqui nas sugestões que eu preparei.


Encontre a cascata de chocolate ideal pra sua casa ou negócio aqui no Magazine Luiza.