Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Conheça a função do gabinete

Ele protege as peças mais importante do seu computador

Acessórios para Celular

Atualizado em 11 Out 17

3 min de leitura

Gente, todos os computadores tem algumas peças bem caras, né? E, por isso, é importante deixar elas bem protegidas de batidas e pó, por exemplo. E é exatamente isso que o gabinete faz pra você! Vem comigo que vou te contar um pouco mais sobre esse acessório.


O que é um gabinete?

O gabinete é aquela caixa retangular que protege todos os componentes internos do computador, como a placa-mãe, placa de vídeo e o HD. Como eu te falei, ele é bem importante porque algumas peças do computador são muito delicadas e não podem sofrer nenhum tipo de batida ou ter acúmulo de pó. Por isso, essa proteção não pode faltar!


Ah, e a maioria dos modelos é feita de metal ou plástico bem resistente. Então, é bem difícil quebrar eles!


E é no gabinete que ficam as saídas pra conectar cabos HDMI e USB, plug pra caixa de som e microfone, entrada de cartão de memória e a portinha do DVD player. Ele também tem ventoinhas, que ajudam a refrescar a máquina pra nenhum acessório ficar superaquecido, viu?


Tipos de gabinete

Desktop: é aquele gabinete usado deitadinho, na horizontal. A vantagem dele é que ocupa pouco espaço. Dá pra deixar ele até embaixo do monitor! Agora, como ele não é muito grande, não tem como colocar muitos equipamentos dentro dele. Então, ele é ideal pra máquinas mais simples, com menos recursos.


Torre e mini-torre: são os gabinetes que ficam em pé, na vertical. É o modelo mais conhecido hoje em dia. A diferença entre um e outro tá na altura. No gabinete mais alto, dá pra instalar mais componentes internos.


Small Form Factor: esse é bem moderno e ainda não tem nome em português.  Apesar de não ser tão grande, ele tem espaços bem organizadinhos pra colocar bastante coisa dentro. A refrigeração interna dele também é a mais eficiente de todas e você pode usar o Small Form Factor de pé ou deitado. Legal, né?


Design

A maioria dos gabinetes é bem parecida, viu? Eles são pretos, retangulares e bem fechadinhos. O que não quer dizer que não tenha opções pra quem gosta de deixar o PC com um visual bacana!


Por exemplo, tem gabinetes que vem com lâmpadas de LED. Eles são adorados por quem gosta de jogar no computador porque as luzes vão piscando de acordo com a ação no game, criando um efeito mais que especial!


Outros modelos tem algumas partes transparentes, pra você ver todos os dispositivos do computador funcionando. E ainda tem outros tipos com lâmpada de LED no cooler, que é aquela hélice responsável pela ventilação interna. O visual da máquina fica incrível quando esse acessório começa a funcionar!


Cuidado com o gabinete

Quando você compra um computador na loja, ele já vem montado, né? Mas dá pra trocar o gabinete se você quiser. E como a maioria dos computadores vem com um lacre que, se você romper, vai perder a garantia, a dica é fazer essa troca só depois que passar o tempo de garantia da máquina!


E, mesmo assim, o ideal é ter a ajuda de um profissional pra fazer essa mudança. Afinal, você não quer correr o risco de estragar dispositivos do seu PC, né?


Se você vai montar sua própria máquina todinha, pra deixar ela do seu jeito, dá pra comprar todas as peças separadas, incluindo o gabinete, tá?


Ah, e lembre de mexer nos aparelhos com tudo fora da tomada. Assim, não vai levar choque!


Se você quiser comprar um gabinete de computador, que tal escolher uma das várias opções que tem aqui no Magazine Luiza?