Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Conheça a placa de potência

Conheça a placa de potência

Saiba a importância dessa peça na geladeira e como substituir!

Geladeira / Refrigerador

Atualizado em 16 Set 20

2 min de leitura

Gente, a placa de potência é a peça que controla todos os programas do refrigerador, como aumentar e diminuir a temperatura, acionar o degelo automático ou converter a geladeira em freezer, por exemplo. Mas pra tudo funcionar direitinho ela precisa ficar sempre em dia, viu? Vem saber mais!


Conheça os tipos de placas

Olha, essa peça é o cérebro do refrigerador, que liga todos as funções aos botões ou painel touch que fica na porta e por onde você controla as partes eletrônicas dela.


Quando a placa não funciona mais, pode ser que o eletrodoméstico pare de regular a temperatura, fabricar gelo ou acionar o turbo que gela rápido, viu?


Mas é só substituir! Você encontra módulos de potência tanto pras geladeiras que usam botões como os módulos de painéis digitais.


Placa de potência pros tipos digitais

Pros modelos digitais dá pra achar a opção de kit com placa de potência e um painel touch pra ir do lado de fora. Mas se o painel ainda tiver novinho, basta escolher a placa sozinha, viu?


Placa de degelo vêm com kits completos

Já outros vêm com placa e sensor de degelo, que vai medir a temperatura do freezer e geladeira, assim ele dá ordem pro degelo automático ou programado acontecer a outras partes ligadas nela. E se fios que ligam ele ao compressor queimarem, os kits mais completos incluem também um conjunto deles, conhecido como chicote.


Placa de potência pro timer da porta

O sensor pode ser ainda aquele ligado na porta e a um timer na placa, que depois de um tempo dispara o alarme sonoro pra te avisar que ela tá aberta. Nesses kits você leva a placa e o sensor já com fios conectores pra uma ou mais portas.
 


Esse kit vem com placa interface, que vai dentro do refrigerador, e painel touch


Como fazer a troca do jeito certo

Agora, pra fazer a substituição dessa peça é importante ter uma assistência técnica especializada, tá? Mas você pode levar a placa e o técnico troca!


Os modelos são sempre identificados pela marca e um código com letras e números que corresponde ao tipo exato de cada geladeira, viu?


E olha, dá pra escolher essa peça de dois jeitos. A original do mesmo fabricante da geladeira ou de um fabricante com peças compatíveis. Nos dois casos é importante consultar o manual ou a etiqueta de modelo colada no próprio eletrodoméstico com o código porque uma placa às vezes atende a muitos outros refrigeradores. Assim fica fácil encontrar o tipo ideal!


Procurando placa de potência pra geladeira? Escolha aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais:

Quer saber como encontrar o técnico da assistência técnica autorizada mais próximo? Baixe o app Get Ninjas pra Android ou iOS.


E sabia que além da placa de potência tem outras peças que tem como substituir pra deixar o refrigerador novinho? Clica aqui que eu te mostro!


Agora, se precisar de assistência pra instalar eletrodomésticos novos, é só clicar aqui e contratar nossos parceiros.