Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Conheça a porta USB

Veja como funciona e vários acessórios que dá pra conectar nessa entrada!

Pecas para Computador e Notebook

Atualizado em 5 Ago 20

2 min de leitura

Gente, a porta USB é uma entradinha que fica na lateral do notebook, na frente ou atrás do gabinete do computador, tá? Ela serve pra conectar de um jeito fácil acessórios de informática, como mouse e teclado! Quer saber como essas portas funcionam? Vem comigo!

 


Entendendo pra que serve a porta USB 


Sabia que a porta USB é feita pra agilizar a comunicação entre o computador e outros equipamentos? Pois é! Antigamente, aparelhos como impressoras e câmeras tinham que ser ligados a portas com baixa velocidade de transmissão de dados. A nova tecnologia USB deixou as conexões bem rapidinhas!


E a porta USB é muito importante pra conectar mídias de armazenamento e transferência de informações, como pendrives e cartões de memória, tá?


Outro detalhe é que essa entrada tem um tamanho padrão que vale pro mundo todo! E os conectores de vários acessórios seguem esse formato, então não precisa de adaptadores! Muito bom!


Uma dica: por meio dessa entrada também dá pra carregar a bateria do celular! É muito prático, sabe? Só espetar o cabo USB de alimentação do aparelho na porta do computador ou notebook!

O cabo com essas pontas pode ser conectado à porta USB pra carregar o celular!

 


Como conectar e desconectar cabos e dispositivos na porta USB


Olha, pra usar a porta USB você deve conectar o cabo USB ou pen drive no gabinete do computador ou em notebooks. Geralmente, a máquina avisa com um som ou mensagem de que tem um equipamento tentando se conectar. Aí, é só aceitar.


Quando terminar, é preciso desconectar com segurança. A maioria dos computadores contam com um ícone pertinho do relógio pra você clicar e avisar que quer desligar do equipamento o que tá conectado via USB! Fácil, né?

 


Como usar um hub de USB

Esse hub tem 3 pontos extras pra você conectar mais acessórios ao mesmo tempo!


Agora, o hub de USB é um acessório que vem com até 7 entradas de USB, tá? Com ele você usa muitos equipamentos ao mesmo tempo.


Mais um detalhe é que o hub conta com um fio de até 1 metro pra conectar na porta USB do computador. Isso ajuda muito quem tem gabinete com entradas USB só do lado de trás, por exemplo! Aí dá pra colocar o hub em cima da mesa e espetar os acessórios.


Bom, agora que você já sabe pra que serve a porta USB é só conferir aqui no Magazine Luiza vários acessórios de informática pra conectar no seu computador!

 


Saiba mais


Se você gosta de informática e quer aprender sobre software e hardware, veja informações legais no aplicativo Informática no Bolso. Ele tá disponível pra Android.


Vem conhecer as ofertas de cabo USB, USB-A, USB-B, USB-Cmini USBplaca USB e adaptador USB disponíveis pra você!