Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Conheça o jazz e como ele surgiu

Conheça o jazz e como ele surgiu

Veja os principais artistas e curiosidades desse tipo de música!

Musica e Shows de Jazz

Atualizado em 22 Nov 23

2 min de leitura

 

Gente, o jazz surgiu no Sul dos Estados Unidos e mistura vários ritmos afro-americanos, sabe? Ele geralmente é tocado por bandas que podem ter cantor ou não. Quer saber mais sobre esse estilo? Vem comigo!


Como surgiu

Olha, o jazz surgiu entre 1890 e 1910 em Nova Orleans, nos Estados Unidos. O ritmo que mais influenciou esse novo estilo foi o blues, que eram as músicas que os negros cantavam enquanto trabalhavam como escravos nas fazendas americanas.


Aí, o jazz juntou algumas dessas melodias com outros instrumentos, e o que mais fez sucesso nessa época foi o swing. Nesse estilo, os músicos improvisavam solos em cima de um arranjo, que servia pra acompanhar! Demais, né?


Curiosidades sobre o jazz


Instrumentos

O jazz costuma ter um instrumento principal, que é acompanhado pelos outros, tá?  Então, por exemplo, tem um trompetista que dita o ritmo da música e é acompanhado por um pianista, um baixista ou guitarrista.


Daí os instrumentos mais usados são o trompete, bateria, baixo, piano e guitarra, viu? E dá pra encontrar pequenos grupos com 3 ou 4 integrantes, ou bandas grandes, com mais de 10 artistas! 


Como é tocado

Agora, na hora de tocar, os músicos não apenas seguem uma partitura, eles podem improvisar acordes e outros jeitos de tocar, já que eles têm bastante liberdade!


E uma curiosidade é que as músicas geralmente não têm refrão. Isso mesmo, elas não têm aquelas frases fixas no meio, que vão se repetindo, sabe? Legal!


Principais artistas

Louis Daniel Armstrong - Foi um cantor e trompetista norte-americano que fez muito sucesso. Ele gravou 12 discos e apareceu em 34 filmes! Ele também tocou em várias bandas, como na famosa The Hot Five, e sozinho. Louis morreu em 1971, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.


Billie Holiday - Essa cantora foi considerada uma das mais belas vozes do mundo, viu? Billie tinha uma voz rouca e sensual, que encantava a todos nas apresentações ao vivo! E ela também gravou 12 músicas escritas por ela mesma.

Esse CD vem com 13 músicas cantadas por Billie Holiday, pra você curtir bastante!


Miles Davi - Foi um dos mais famosos trompetistas do mundo! Esse músico tinha muita técnica e conseguia fazer sons inovadores e muito complexos. E olha só: ele tem mais de 30 gravações ao vivo e 20 álbuns em estúdio. Uau!


 


Esse box vem com 5 CDs com as melhores músicas de Miles Davis!


Gostou? E que tal escutar os seus artistas favoritos do jeito mais tradicional, com vinil e vitrola? Aqui você fica sabendo tudo sobre as mais novas versões deles!


Agora que você já sabe tudo sobre esse ritmo, vem escolher vários tipos de cds e dvds de jazz, aqui no Magazine Luiza!

Aproveite os descontos da Black Friday no Magalu!