Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Conheça o mini PC

O modelo portátil que te ajuda no home-office e na firma

Periféricos e Acessórios

Atualizado em 31 Ago 21

5 min de leitura

Gente, o mini PC é uma versão da CPU, só que pequenininha, num tamanho que cabe até na bolsa, sabia? O aparelho conta com as mesmas vantagens do computador convencional e pode rodar programas pesados. Tá em dúvida sobre qual é o ideal pra casa, empresas ou escolas? Vem comigo que eu te mostro!

 


Por que ter um Mini PC


O mini PC vem no formato de caixa ou mini torre, com menos de 20cm, ou centímetros, dá pra criar uma área de trabalho em qualquer lugar, viu?  Se você mora em apartamento, com pouco espaço pra trabalhar ou estudar, ele é excelente!


E pra ficar bem parecido com um computador, dá pra conectar câmeras ou filmadoras. Uma boa opção pra profissionais que viajam a trabalho e precisam diminuir o volume na bagagem de mão, já que ele é portátil e bem menor que notebooks!


Vários modelos contam com entradas USB, HDMI, além de ter acesso pra cartão de memória, suporte de áudio pra fones de ouvido, microfones e até iluminador de luz de selfie. Esses equipamentos trocam informações com celulares por bluetooth e Wi-fi. Gostei!


Também é aconselhável ter mini-PCs com entradas pra cabos de vídeo compatíveis com VGA, vídeo DVI, conectores seriais, PS2, monitores e suporte pra sistema de som separado, pra ligar itens multimídia. Já que ele não conta com saída de estéreo.

 


Projetos, treinamentos e conteúdo na palma da mão


Olha, o mini PC dá uma forcinha em diferentes profissões! Por exemplo, ele é ótimo pra quem trabalha com representações comerciais, presta consultoria, faz apresentações ou simplesmente precisa de acesso a vários dados. E não tem complicação, depois da exibição, é só desconectar ele da mesa e guardar tudo na pasta. E o legal é que dá pra plugar direto na TV do cliente!


Os modelos HDMI são bons pra reuniões à distância, com imagens nítidas em HD, 4K ou 8K. Nas caixas com várias entradas, é possível mandar a transmissão pra uma tela maior e deixar o monitor livre, pra interagir com a equipe por chat ou trocar documentos. Prático, né?


Dá aulas à distância? Também é útil na área da educação EAD, palestras e workshops online, porque nem precisa desligar a transmissão quando tiver que conferir anotações e planilhas. Você faz tudo em tempo real!


Agora, pros fotógrafos e cinegrafistas que precisam de edição rápida dentro do evento que tão cobrindo, a dica é conectar o mini-PC ao tablet ou smartphone, usando cabo USB-C. Assim, vira uma mini central multimídia!


E tem mais! Pra quem gosta de criar conteúdo pras mídias sociais, tem a opção de parear o smartphone através do bluetooth, wi-fi ou cabo tipo-C e passar o que precisar de um equipamento pro outro. Desse jeito, você consegue resolver a edição daquele vídeo importante, usando programas profissionais direto no Mini PC, sem precisar acessar o computador. Nada mal, né?

 

mini pc

Mini PC com tela de 8,9 polegadas: excelente pra comércios

 


Modelos completos, prontos pra usar


O mini-PC conta com memória de processamento RAM de 2GB a 8GB, ou Gigabyte, e sistema operacional que pode ser Linux ou Windows.


Inclusive, as versões com o Windows Professional são excelentes pra empresas e escolas. Elas oferecem suporte pras firmas e descomplicam bastante o compartilhamento e envio de trabalhos, aulas ou reuniões remotas.


Já a memória de armazenamento é instalada num HD convencional ou SSD, que é um sistema rápido e avançado, pra ocupar menos espaço na caixinha. As capacidades começam a partir de 32GB e vão até 1TB, ou Terabyte. Bastante coisa!

 

mini pc azul

Com 8GB de RAM e 256GB no SSD esse PC também reproduz vídeos em HD

 


Como escolher a configuração ideal


Se precisa de um mini PC pra mexer com tabelas, editar textos simples e outros documentos leves guardados na nuvem, indico o modelo de entrada com até 3GB de RAM, processador dual-core e até 60GB de memória.


Os tipos básicos também são úteis pra informatizar o comércio ou autoatendimento em conjunto com o monitor de mercados, farmácias e outros estabelecimentos. Vale a pena encaixar um cartão de memória em tarefas  como os terminais de pesquisa, por exemplo, que gravam os dados direto nele e não sobrecarregam a máquina.


Mas se tiver pensando em editores de fotos mais simples, programas de apresentação e até guardar arquivos tanto na nuvem como no próprio Mini PC, o ideal é ter, pelo menos, 4GB de RAM, processador quad-core e SSD com mais de 100GB, tá?


Pra rodar programas pesados e joguinhos sem travar, a configuração mínima ideal é o chip octa-core e memória RAM com 6GB. Agora, pra deixar arquivos direto no PC são indicados HDs ou SSDs entre 512GB e 1TB.


O mini PC serve ainda pra montar aqueles painéis interativos que ficam em lojas, buffets e eventos, sabe? A versão com 8GB de RAM e chip octa-core aguenta programas que pedem muita memória! Além disso, se quiser ligar microfones, caixas de som estéreo, televisores e projetores, é bom investir em placa de vídeo integrada, vários conectores VGA e entrada pra cabos seriais AV de áudio.

 

torre com vga e av

Torre com VGA e AV também é ótima pra ligar outdoor digital no comércio

 


Barebone: o mais básico


Agora, pra montar computadores personalizados em áreas específicas, o barebone é o ideal. Esse vem com os itens mínimos pra funcionar: tem processador, placa-mãe e fonte de energia. A memória de processamento RAM e o HD devem ser escolhidos separados, tá?


É esse detalhe que te dá total autonomia pra montar, do zero, a máquina que atende exatamente o que tá procurando.


Um exemplo são os conjuntos Intel NUC, com placa e processador soldado na base. O chassi vem junto numa das versões, com encaixes pra colocar conectores de áudio, bluetooth e placas de vídeo nos pontos que quiser.


Já os kits de Elementos NUC têm diversas configurações de chassis, pra personalizar do seu jeito. O que facilita pra adaptar saídas e itens em projetos de robótica. Ah, e falando nisso, o barebone é versátil também no ensino de eletrônica ou pra quem tem informática como hobby.

 


Quando o PC convencional é mais vantajoso


Olha, o Mini PC não vem com mouse, teclado e outros acessórios que te ajudam a mexer nos programas, nos comandos ou até mesmo digitar. A menos que seja um específico com tela touch, pra terminais de atendimento, por exemplo.


Agora, se tá planejando equipar o comércio com várias unidades, o computador de mesa pode sair mais em conta. Já pra quem trabalha anotando pedidos ou se movimenta muito pelas lojas, o tablet com caneta touch screen dá mais liberdade pros funcionários.


E nas empresas, dependendo do setor, o notebook é bem versátil no escritório, reuniões ou visitas aos clientes. O modelo all in one, que é aquele que só vem com teclado e mouse, serve pra quem trabalha com um posto fixo numa mesa.


Outra situação que acerta em cheio o PC convencional, CPU ou notebook é na versão gamer. Por causa do tamanho, o mini PC não cabe placa gráfica própria pra jogos de última geração. Nem o sistema de resfriamento que mantém ela e outras partes na temperatura certa.


Alguns programas de edição pedem máquinas com pelo menos 2TB no HD ou SSD, com RAM superior aos 16GB. Então, se o seu trabalho precisa de uma edição avançada de fotos, vídeos e até criação em 3D, aí vale a pena o computador de mesa, notebook ou MacBook.


O Mini PC que você procura tá aqui no Magazine Luiza!

 


Saiba mais:


Vai dar aula online com o mini PC? Aproveita e baixa o app Google Class Room pra Android e iOS. Ele dá aquela mãozinha na criação de salas de aula virtuais.


Agora, gosta de usar ele em palestras ou cursos presenciais, então, dá uma espiadinha na matéria Ensine mais com lousa interativa!


Tá precisando de ajuda pra montar a sala multimídia aí na escola ou na empresa? Chama os nossos parceiros!

 

Aproveite pra conferir as ofertas de Cabo VGA.