Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Conheça tudo sobre a ópera

Conheça tudo sobre a ópera

Veja onde surgiu e curiosidades desse gênero teatral!

Musica e Shows de Ópera

Atualizado em 26 Mar 20

2 min de leitura

Gente, a ópera é um tipo de teatro cantado muito bonito que surgiu na Itália lá nos anos 1500, viu? Além de cantoras e cantores, as apresentações podem contar com músicos, coro, bailarinos e figurantes! Quer conhecer mais sobre o mundo das óperas? Vem comigo que eu te conto!


História da ópera

Olha, as primeiras óperas que ficaram famosas são do compositor Cláudio Monteverdi e se chamavam L?Ariana e Orfeu. Isso aconteceu mais ou menos nos anos 1600!


Aliás, um detalhe bem legal é que os criadores da ópera tinham a tragédia grega como a principal inspiração. Então, as primeiras histórias desse estilo tinham deuses e ninfas como personagens!


Depois do sucesso na Itália, franceses, alemães e ingleses começaram a compor suas óperas, tá? Aí surgiram mais compositores, como o francês George Bizet, que criou a famosa ópera Carmen, em 1875. E o alemão Carl von Weber, que compôs a obra O Franco-atirador. Legal!


 


CD com as músicas da ópera Carmen e participação da Filarmônica de Berlim!


Entendendo mais sobre óperas

Agora, a ópera costuma ser um drama ou comédia, viu? Daí a história vai sendo contada, às vezes só com falas e às vezes com artistas cantando. E algumas vezes as conversas são todas recitadas, ou seja, não seguem o ritmo de um bate-papo do dia a dia.


Como as apresentações são cheias de detalhes e com muitos artistas em cena, elas geralmente acontecem em teatros já preparados pra esse tipo de evento, sabe? Por exemplo, tem um lugar mais baixo que o palco e ali ficam os músicos. Daí o regente, que organiza o ritmo deles, fica num espaço um pouco mais alto pra ver o que tá em cena!


E as óperas seguem mais ou menos um roteiro padrão! A abertura é feita pela orquestra, que toca uma música longa e já dá a entender se a história vai ser comédia ou drama. Depois vem os diálogos dos cantores! Os protagonistas cantam árias, que são os solos. E os personagens secundários fazem um coro. Aí vem um último ato, com o encerramento da história! Muito bom!


Até hoje tem muitas histórias de ópera sendo contadas por aí e o bom é que dá pra encontrar CDs e DVD com apresentações lindas! E, se quiser, dá pra ir em teatros também, que muitas vezes fazem apresentações com ingressos bem em conta!


Gostou? Aqui você fica sabendo mais sobre diferentes tipos de ópera!


Que tal escolher CDs e DVDs de ópera aqui no Magazine Luiza, hein?