Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Cooler pra notebook: é importante?

Cooler pra notebook: é importante?

Veja porque essa peça é essencial pro seu computador funcionar

Pecas para Computador e Notebook

Atualizado em 5 Ago 20

3 min de leitura

Gente, o cooler é uma peça de computadores que ajuda o seu notebook a não esquente demais, viu? Ele é bem prático e muito importante pro bom funcionamento da sua máquina! Que conhecer mais sobre esse acessório? Vem comigo!


Qual a importância do cooler pro notebook?


Olha, o cooler, que pode ser interno ou externo, é o acessório responsável por controlar a temperatura do seu notebook. Depois de algumas horas ligado, a sua máquina começa a aquecer sozinha. Isso acontece porque são abertas muitas pastas, páginas ou arquivos. Então, o processador precisa trabalhar mais e isso faz com que ele esquente, tá?


Daí, o cooler interno é ativado pra resfriar a máquina. Essa peça joga todo o ar quente pra fora do notebook pelas saídas de ar que ficam na parte debaixo do aparelho. Com ele funcionando direitinho, você consegue usar seu computador por horas! Ótimo, né?


Agora, quando o cooler interno começar a não resfriar, a máquina pode ficar lenta, travar ou até desligar. Daí você pode trocar essa peça interna por uma nova, tá? Uma outra opção bem legal é investir num cooler externo, pra ajudar a deixar a máquina na temperatura ideal!


Entendendo as vantagens de usar o cooler interno


Olha só, o cooler interno pra notebook já vem instalado nele, tá? Ele faz parte do sistema de ventilação automático. Por isso, funciona sozinho. Esse sistema tem uma tecnologia que percebe quando a máquina tá mais quente do que deve e liga a peça!


E o melhor ainda é que assim que o computador voltar pra sua temperatura ideal, ele desliga. Aí, sim, hein? Então, com o cooler interno você não tem trabalho nenhum!


Sem falar que com o cooler não é preciso ficar instalando e desinstalando toda vez que mudar o notebook de lugar, né? Por isso, é ótimo pra quem leva o computador pra escola, faculdade ou em viagens!

Esse cooler interno pra notebooks é uma peça pequena e superleve, viu?


Os benefícios de usar o cooler externo


Agora, o cooler externo é ideal pra quem passa muitas horas seguidas usando o notebook no mesmo lugar! Ele serve pra complementar o trabalho da peça interna. É ótimo pra profissionais de tecnologia, e o público gamer, que ficam bastante tempo com a máquina ligada.


Mais uma vantagem de usar o cooler externo é sua facilidade de instalação, viu? Enquanto, no cooler interno é preciso abrir todo o notebook, pro externo é só conectar no cabo USB. Muito simples, né?


E outra diferença é que fácil de substituir o modelo do seu cooler externo. No caso das peças internas, quando elas precisam ser substituídas é obrigatório ser do mesmo modelo que a versão original de fábrica.


Ah, e alguns modelos vêm até com suporte que te ajuda a ver melhor a tela e as ventoinhas com LEDs coloridos, que são um luxo!

Esse cooler externo pra notebook tem suporte e ventoinhas com LED azul. Adorei!


Gostou? Aqui no Magazine Luiza tem muitas opções de coolers internos e externos pro seu notebook. Vem conferir!


Saiba mais:


Se você gosta de informática e quer aprender mais sobre o assunto, uma dica é conhecer o aplicativo Informática, que tá disponível pra Android. Ele tem aulas, atividades, simulados e um fórum pra discutir tudo sobre o tema.


Ah, quer aprender como limpar o cooler interno do seu notebook? Então, vem dar uma olhadinha aqui que eu te conto!