Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Cooler pra PC, saiba como escolher

Cooler pra PC, saiba como escolher

Vem ver algumas dicas pra selecionar o modelo certo pro seu computador!

Pecas para Computador e Notebook

Atualizado em 4 Ago 20

2 min de leitura

Gente, o cooler é uma peça muito importante pra resfriar o processador, a placa-mãe e outros componentes essenciais pro bom funcionamento do computador, viu? O bom é que esse acessório tá disponível em diferentes modelos! Agora, pra saber como escolher o ideal, vem comigo!


Por que ter um cooler extra?

 

Todo computador já vem com um sistema automático de resfriamento com ventiladores internos que servem pra evitar o superaquecimento das peças, tá? Mas ter um ou mais coolers te possibilita aproveitar bem mais o seu computador! Isso porque você vai conseguir mexer em arquivos pesados ou várias pastas ao mesmo tempo sem que a máquina fique lenta.


Aliás, um cooler extra é muito importante pra quem quer ter um computador gamer, viu? Assim os jogos costumam funcionar melhor, sem lentidão!


Ah, o excesso de calor pode estragar algum componente importante do computador. Então, quanto mais resfriado o gabinete do seu PC, melhor!

 


Como escolher um bom cooler pro computador?

 

Olha, quanto maior é o tamanho do cooler, mais potente ele tende a ser, tá? Só que nem sempre o gabinete tem espaço suficiente pra uma peça gigante. Então, precisa ver se o modelo que você quer conta com uma medida que encaixa direitinho!


Depois, é fundamental conferir as especificações técnicas da peça. Fica de olho no CFM, que é o fluxo de ar. Quanto mais alto esse número, mais potente o cooler!


Agora, pra quem se incomoda com o barulho da ventilação, é bom procurar por um modelo com um número baixo de dBA. O dBA é uma medida que mostra o nível de ruído do ventilador. Um modelo silencioso tem entre 20 a 30 dBa, tá?


Também é importante checar a velocidade de ventilação do cooler, que é medida por RPM, uma unidade que aponta o número de rotações por minuto. Alguns modelos podem dar até 2000 voltas por minuto! Aí, sim, hein? 

 


Como escolher o tipo do seu cooler?

 

Olha, o cooler que funciona por ventilação de ar não é o único tipo, viu? Além dele, que é conhecido como air-cooler, dá pra achar também outras duas versões da peça: o water-cooler, que funciona à base de água; e o heat pipe, que também usa líquidos, mas o processo pra resfriar é feito por tubos. Uau!


Os três tipos são super-eficientes, mas tem algumas pequenas diferenças entre eles. O water-cooler e o heat pipe precisam de menos manutenção porque o air-cooler vem com ventoinhas que devem ser limpas com frequência pra peça funcionar direitinho. Agora, o air-cooler é mais em conta, fácil de achar e de instalar no seu gabinete, tá?


Os três tipos contam com versões coloridas, com LED, pra deixar o seu computador com a sua cara! Adorei!


 
Esse cooler multi-colorido tem velocidade de 1200 RPM. Adorei!

 

Agora que você já sabe tudo sobre cooler, é só conferir aqui no Magazine Luiza o modelo certo pro seu PC!

 


Saiba mais:

 

Com o computador equipado com um cooler, dá pra aproveitar pra conhecer os melhores jogos on-line, né? Uma dica é baixar a Steam, uma biblioteca digital que junta os principais games pra PC!


Ah, e quer entender melhor as diferença entre os diferentes tipos de cooler pra computador? Vem dar uma olhadinha aqui!