Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Crianças disciplinadas

Crianças disciplinadas

Saiba como disciplinar o seu filho

Brinquedos Educativos

Atualizado em 24 Jun 13

2 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Nem sempre lidar com a disciplina das crianças é uma tarefa fácil. Estar entre fazer o que as agrada ou fazer o que é o certo é recorrente na vida de muitos pais, e aí fica a pergunta: devo fazer parte do time dos pais legais ou dos pais que educam? Especialistas ensinam que existe um terceiro time, ainda pouco explorado, que é o dos pais legais que educam. As ordens dadas às crianças não precisam ser como em um quartel, e a casa não precisa virar um campo de batalha. Basta saber como lidar com cada uma das questões envolvidas.

Para começar, use uma abordagem amigável com seus filhos. Eles estão mais propensos a obedecer se sentirem que os pais falam de forma branda, já que essa é a forma com que adultos conversam. Ao fazer uma pergunta retórica, do tipo ?gostaria de tomar um banho??, a criança entende realmente como uma questão, e que pode negar. Ao fazê-lo, você pode se aborrecer e a criança fica confusa. Diga que ele precisa de um banho, e não ofereça a oportunidade de querer ou não entrar no chuveiro.

Outra dica dos especialistas é não preparar uma luta. Negociar em algumas situações, como um sorvete após o dever de casa, está de acordo. Contudo, caso precise que seu filho faça algo, dê a ele apenas opções sobre como ou quando isso poderá ser feito. Não está em discussão fazer ou não a tarefa, e sim as formas de execução. Pesquisas apontam ainda que as crianças mais aptas a cooperarem são as que os pais usam tom de voz tranquilo.

Dê as instruções e deixe claro o que você precisa, de forma pacífica. Usar obrigada ao final das funções também pode ser uma boa medida, já que as crianças terão seu esforço reconhecido e cooperarão melhor adiante, uma vez que se sentem valorizados.

Dar duas opções efetivas para fazer com que as crianças cumpram as tarefas é outra técnica dos especialistas, desde que as duas sejam de seu agrado. Ao dar a eles duas ideias, qualquer uma que ele escolha estará correta. Essa técnica dá aos seus filhos a sensação de controle. Para as crianças menores, um leque de opções muito grande pode ser ruim, pois decidir pode ser algo esmagador. Usar essa ideia sempre que possível é o mais indicado para que as crianças se sintam próximas, e não obrigadas a cumprirem ordens apenas.

Para resultados rápidos, mas não menos eficientes, reformule os pedidos que são direcionados às crianças. Dizer ?o peixe parece faminto, está na hora de dar comida a ele? é melhor do que ?quando você vai alimentar seu peixe??. Contar com a participação das crianças nas tarefas que cabem a elas mesmas não é impossível. Basta rever a forma como os pedidos estão sendo feitos e reorganizar a comunicação entre vocês.