Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Cuide bem do seu piercing

Cuide bem do seu piercing

Veja algumas dicas pra ajudar a manter o acessório!

Bolsas e Acessórios

Atualizado em 22 Ago 17

2 min de leitura

Ter piercing faz parte do estilo de muita gente, né? Ele é superpopular e dá  pra colocar rapidinho. Mas um dos detalhes mais importantes é o cuidado com ele no dia a dia, viu? Lembre-se que, pra colocar a joia, você fez uma pequena perfuração na sua pele e que isso abre caminhos pra bactérias e infecções.


Mas calma, é só saber cuidar direito que no final fica tudo certo, tá? Olha só algumas  dicas que separei pra você:


Os materiais ideais de piercing

Quando estiver escolhendo a sua joia, o mais indicado é que você compre o piercing feito de materiais antialérgicos. Os de aço cirúrgico, titânio, ouro ou prata são os ideais, tá? Também tem piercings de acrílico e vidro comum que podem ser usados como joias.
 

Antes de colocar o piercing

Se você decidiu colocar um piercing, os cuidados começam agora mesmo! Pesquise muito bem pra saber quem é o profissional que vai colocar o piercing em você, viu? 


Quando chegar a hora, o ideal é que o profissional use luvas esterilizadas e também uma máscara higiênica. Observe também se os materiais de perfuração estão lacrados, e se a joia que você escolheu também tá limpa e nova.

É importante os materiais estarem esterilizados ou lacrados


Mas se já tem um piercing e você mesmo vai apenas trocar por outra jóia, o ideal é lavar bem as mãos com sabonete antisséptico e limpar a área em volta do furo. Pra isso, você deve usar um antisséptico de ação antifúngica e bactericida. Você acha em qualquer farmácia, viu?


Mas como cuidar dos diferentes tipos de piercing?

Pra todos os tipos de piercing, no primeiro mês, o mais importante é limpar pelo menos três vezes ao dia o lugar que foi colocado o piercing. Nesse período de cicatrização é essencial que você mantenha essa rotina, ok? Além disso, tem mais alguns cuidados especiais, olha só:

Mantenha sempre a higiene dos piercings!

 

No nariz: deixe essa área bem limpinha várias vezes ao dia, hein? Dá pra usar um lenço, sem apertar, pra evitar o contato com a sujeira natural do nariz.


No umbigo: pelo menos nos primeiros dias evite dormir de barriga pra baixo, tá? Também use roupas mais largas e que evitem o atrito na região da barriga até que esteja bem cicatrizado.


Na orelha: a recomendação, além da limpeza, é evitar dormir sobre o piercing. Faça  isso por uns dois meses, ok?


Na sobrancelha: evite ao máximo usar maquiagem nessa área durante o primeiro mês!


Nos lábios: aqui a atenção é redobrada! Coma alimentos mais molinhos e frios nas primeiras semanas depois de ter colocado o piercing. Uma dica bacana é comer iogurte, sucos de fruta e mingaus. Ah, use também um enxaguante bucal logo depois de escovar os dentes, tá?


Atenção em caso de inflamação

Evite deixar a região úmida e mantenha o local sempre seco

 

É comum,  que a região fique um pouquinho vermelha, inchada ou dolorida, depois de colocar o piercing. Mas você precisa ficar atento se a dor durar mais de uma semana, e se a vermelhidão e o inchaço não diminuírem, mesmo depois de todos esses cuidados. Qualquer dúvida é melhor procurar um médico, combinado?


E aí, vai colocar um piercing? Aqui no Magazine Luiza tem joias bem bacanas pra você escolher!