Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Estabilizador óptico ou digital?

Estabilizador óptico ou digital?

Conheça mais esta funcionalidade que a sua câmera digital pode ter

Câmeras e Filmadoras

Atualizado em 8 Nov 11

2 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Você não aguenta mais suas fotos tremidas e deseja saber o que fazer para garantir o resultado desejado? Então fiquem atento as dicas que eu pesquisei para você e entenda sobre os estabilizadores de imagens! Existem no mercado, o estabilizador óptico e o digital, basta saber qual é o mais indicado para cada situação e uso, certo?!

Estabilizador óptico

O estabilizador óptico de imagens, antes privilégio apenas de máquinas profissionais, é um dos melhores recursos no combate a fotos tremidas causadas pelo eventual movimento da câmera durante o disparo. Um problema que afeta também os usuários das máquinas compactas.

Por isso, os fabricantes adotam diferentes tecnologias, mas no geral este sistema detecta a vibração do sensor e, por meio de processo mecânico e faz a compensação de seu movimento. Os estabilizadores ópticos eficientes minimizam, de fato, os efeitos do tremor da câmera e possibilitam fotografar com a máquina na mão sob condições de luz um pouco mais precárias. Muito interessante!

Mas, fica um alerta: os movimentos bruscos com a câmera dificilmente serão compensados. E conforme a luz ambiente reduz e obriga a aplicação de longas exposições, o bom e velho tripé continua indispensável para preservar a nitidez das imagens. Então, não deixe de fotografar, só tome os devidos cuidados para que essa arte seja ainda mais prazerosa!

Estabilizador digital

É importante não confundir  "estabilizador óptico de imagens" com "estabilizador digital de imagens". Este segundo também se dedica ao combate de fotos tremidas, mas sua estratégia é muito simples e, infelizmente, menos efetiva. Limita-se a elevar o fator ISO (algumas vezes também a velocidade do obturador) o que, aliás, qualquer usuário pode fazer por si só, já que a grande maioria das digitais disponibiliza o ajuste manual deste fator.

Além do mais, se por um lado o aumento da sensibilidade ISO permite registro mais rápido da cena e consequentemente reduz o risco dela sair tremida, por outro, eleva o nível da granulação.

Agora que já aprendeu um pouco mais sobre os estabilizadores de imagens, venha para o Magazine Luiza e escolha já o modelo ideal de câmera e filmadora digital!