Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Fonte chaveada: o que faz?

Fonte chaveada: o que faz?

Dá só uma olhada nesse dispositivo eletrônico bastante importante!

Material Elétrico

Atualizado em 28 Jun 22

2 min de leitura

Fonte chaveada

Gente, a fonte chaveada é uma fonte de energia ideal pros processos que ajudam no bom funcionamento de aparelhos eletrônicos, viu? Isso porque é com ele que várias transformações físicas acontecem, como por exemplo pro computador ligar ou uma lâmpada acender depois de apertar o interruptor. Quer saber mais sobre esse item? Vem comigo que eu te conto!

 


Afinal, o que é a fonte chaveada?


Olha, essa peça é usada pra alimentar cargas elétricas, sendo responsável por encaminhar a energia ao aparelho, tá? Em outras palavras, quer dizer que a fonte chaveada nada mais é do que um circuito controlador capaz de chavear a corrente.


Além disso, essa fonte ajuda a manter a tensão de entrada e saída bastante estabilizada, sabia? Pois é! E o legal é que esse dispositivo pode facilmente substituir fontes de energia linear pra dar mais eficiência ao processo. Gostei!

 

Qual a diferença entre fonte chaveada e linear?


Agora, é importante saber que a fonte chaveada é bem diferente da linear, viu? Então, é legal saber um pouquinho de como cada uma funciona e ver qual se encaixa melhor com o que tá procurando.


A linear usa resistências pra dissipar a energia elétrica em excesso. E pra isso acontecer precisa de uma grande quantidade de material.


Por outro lado, as fontes chaveadas são semicondutores que conseguem dissipar a potência por meio da oscilação de frequências.

                  

Fonte chaveada


Dá pra achar vários modelos de fonte chaveadas pra funcionar nos seus eletrônicos

 

Vantagens de uma fonte chaveada


Olha, a vantagem do uso desse tipo de fonte em vez de outros tipos é grande, tá? E pra você ter uma ideia, muitos computadores contam com esse modelo entre suas peças.


Só que além deles, esse item também costuma tá presente em sons automotivos e consoles de videogames, por exemplo. Adorei!

 

Menor peso, maior eficiência


O material é de metais bem levinhos, sabia? Pois é! Como é feito por semicondutores, geralmente tem silício ali.


Apesar da fonte chaveada ser menor, ela permite dissipar mais potência. Conta com um alto rendimento, oferecendo mais segurança e desempenho.

 

Baixa geração de calor


Por não transformar energia em calor, essa peça demora mais pra atingir altas temperaturas.


Isso é ideal pra evitar que o calor excessivo deixe a vida útil do item menor, além de diminuir as chances de queimar alguma parte do corpo que você encostar, por exemplo. Aí sim!


Gostou? A fonte chaveada que procura tá aqui no Magazine Luiza. Aproveita!

 

Saiba mais


Se tiver precisando de um som automotivo incrível, a dica é dar uma olhadinha na matéria 3 sons automotivos bem legais. Nela, eu te explico melhor sobre esse item.


E se for dar uma volta e quiser economizar tempo de viagem, a dica é calcular a rota antes de sair de casa, viu? O app Waze é uma boa pedida pra isso. Ele tá disponível pra Android e iOS.


Ah, e se tiver querendo uma ajuda com serviços automotivos, pode contar com os nossos parceiros.